Temporais serão ocasionados de forma isolada, mas com possibilidade de chuva de granizo – Foto: Rafael Bernardino/Conexão GeoClima
O feriado do Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, promete ser de instabilidade em Santa Catarina a partir de sábado (4). Apesar das temperaturas próximas de 30ºC, não está descartada a possibilidade de temporais e chuva de granizo.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, um sistema de baixa pressão segue atuando em Santa Catarina. Dessa forma, aumenta a presença de nuvens e a probabilidade de pancadas de chuva, mas de forma passageira e mal distribuída durante o sábado (4) e o domingo (5).
“Essa condição começa pelo Oeste, Meio-Oeste e Serra. Essas pancadas podem resultar em temporais, mas, enquanto chove em uma área, na região ao lado não passa da presença de nuvens”, explica o meteorologista.
Apesar disso, a Defesa Civil de Santa Catarina afirma que o risco de ocorrências relacionadas aos temporais são consideradas de baixo potencial.
Para o sábado (4), o amanhecer mais frio deve ocorrer na região do Planalto Sul, com mínimas de 8°C. As demais regiões variam entre 12°C e 15°C.
Por outro lado, as temperaturas entram em elevação e podem registrar até 30°C, especialmente nos municípios localizados no Oeste de Santa Catarina.
O cenário deve se repetir durante o domingo (5). Ou seja, possibilidade de temporais, chuvas e granizo e os termômetros atingindo máximas de 31°C, com foco nas regiões do Oeste e Litoral Sul.
A segunda-feira (6) contará com uma maior presença do sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Por outro lado, a parte da tarde será dominada por um período de instabilidade que favorece a possibilidade de pancadas de chuvas de forma isolada entre o Oeste e o Litoral Sul, principalmente nas áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul.
A previsão de chuva segue até a madrugada e o início da tarde da terça-feira (7), especialmente no Litoral Sul. Porém, as demais regiões terão a presença do sol e algumas nuvens.
deixe seu comentário