Home SC tem nove rios em estado de emergência ou alerta para estiagem

SC tem nove rios em estado de emergência ou alerta para estiagem

Última atualização 17 de julho de 2017 - 10:22:56
As três primeiras semanas do inverno foram marcadas pelo baixo índice pluviométrico em Santa Catarina. Apesar de comemorados, os dias ensolarados têm um preço: nove rios catarinenses estÃo em estado de emergência ou alerta por conta da estiagem. Orleans, Forquilhinha, Concórdia, ChapadÃo do Lageado, Guaraciaba, Rio Negrinho, Passos Maia, SÃo Martinho e Canoinhas sÃo as cidades atingidas, conforme o aviso hidrológico emitido pela Epagri Ciram na manhà desta sexta-feira (14).
SÃo cinco rios em situaçÃo de emergência — dois deles em mediçÃo negativa, inclusive, que indica nível abaixo da estaca fixada na margem (“régua seca”, conforme os especialistas) — e outros quatro em alerta. Oito deles, no momento, estÃo em condiçÃo estável.
Somente a mediçÃo na estaçÃo da Casan em Canoinhas é que continua em queda.
A perspectiva, no entanto, é negativa, já que nÃo há previsÃo de chuva significativa para o Estado nos próximos dias. Segundo o hidrologista da Epagri, Guilherme Xavier de Miranda Júnior, a situaçÃo já impacta no abastecimento e na indústria de algumas localidades, como em SÃo Martinho, Tijucas e Coronel Passos Maia.
— Essa condiçÃo é justificada pela baixa precipitaçÃo nesse mês de julho. Faz 10, 15 dias que nÃo chove. Além disso, nÃo existe perspectiva de precipitaçÃo na próxima semana. Isso tende a se agravar. Há locais onde a condiçÃo já está muito além de uma vazÃo outorgável, que é determinada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O impacto é direto no abastecimento e na indústria — explica o engenheiro agrônomo.
A Epagri Ciram continuará emitindo dois avisos hidrológicos por dia acerca da situaçÃo — um pela manhà e outro pela tarde. É possível acompanhar pelo site.


deixe seu comentário