SC registra seis casos de gripe A até março deste ano
Última atualização 9 de março de 2016 - 11:17:52
Santa Catarina registrou seis casos de gripe A (H1N1) até o dia 4 de março deste ano. No total foram 26 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, sendo que 20 apresentaram resultado negativo para Influenza A e B, sendo classificados como SRAG nÃo especificada. Também foram registradas três mortes por SRAG, mas nenhuma causada pelo vírus Influenza A ou B.
Em 2015 foram 120 casos confirmados para Influenza, sendo 54 pelo vírus Influenza A(H1N1), 47 pelo vírus Influenza A(H3N2), 19 pelo vírus Influenza B. Dos 86 óbitos por SRAG em 2015, 64 foram classificados como SRAG nÃo especificada, dois foram confirmados por outros agentes etiológicos, 16 foram confirmados por Influenza A (H1N1), dois por Influenza A(H3N2) e dois por Influenza B.
Os seis casos confirmados de SRAG pelo vírus Influenza A (H1N1) deste ano acometeram residentes nos municípios de Blumenau (três casos), Florianópolis (dois casos) e SÃo José (um caso).
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sÃo casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da funçÃo respiratória, sem outra causa específica, que na maioria dos casos leva à hospitalizaçÃo. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os do tipo Influenza A ou B, ou por bactérias, fungos e outros agentes.
Segundo o relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o perfil de casos de SRAG até o momento indica baixa circulaçÃo do vírus Influenza, com predominância do subtipo A (H1N1), acometendo principalmente adultos, idosos e pessoas com comorbidades.
Neste ano, a campanha de vacinaçÃo contra gripe ocorrerá no período de 30 de abril a 20 de maio, e terá como grupos prioritários crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos (acima de 60 anos), indígenas, trabalhadores de saúde e portadores de comorbidades.
deixe seu comentário