Home SC registra 45 casos confirmados de sarampo em 2019

SC registra 45 casos confirmados de sarampo em 2019

Última atualização 25 de outubro de 2019 - 15:25:24

Santa Catarina registra 45 casos confirmados de sarampo em 2019, conforme boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado nesta quinta-feira (24). Florianópolis é a cidade com mais pacientes da doença. A campanha de vacinação para crianças de até 5 anos vai até esta sexta (25).

De acordo com a Dive-SC, todos os casos em Santa Catarina são considerados importados, já que os pacientes têm histórico de moradia, viagem ou contato com pessoas que tiveram a doença em São Paulo e no Paraná, onde há surtos.

Do total de 45, três casos são de tripulantes estrangeiros de um navio que atracou em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, em fevereiro. Os demais estão distribuídos entre 12 cidades catarinenses.

Casos de sarampo em cidades de SC em 2019

Florianópolis: 23

Joinville: 4

Barra Velha: 3

Palhoça: 3

São José: 2

Guaramirim: 1

Balneário Camboriú: 1

Schroeder: 1

Guabiruba: 1

São João Batista: 1

Imbituba: 1

Concórdia: 1

Fonte: Dive-SC

Vacinação

A campanha de vacinação contra o sarampo para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade começou em 7 de outubro e vai até esta sexta (25). A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) informou que, até sábado (19), 23.807 crianças foram vacinadas. Faltam 60 mil.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem procurar as salas de vacinação e levar a carteirinha de vacinação da criança. Caso tenha perdido o documento e esteja em dúvida se a imunização já foi feita, a Dive-SC recomenda que se leve a criança assim mesmo. Se ela já tiver sido vacinada, essa dose extra não fará mal.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para outras idades. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses em um intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre 30 e 49 anos, deve-se tomar uma dose apenas.

Contágio e sintomas

A doença é causada por um vírus, que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros.

Segundo a Dive-SC, os sintomas são:

Infecção nos ouvidos

Diarreia

Vômito

Hemorragia

Alterações neurológicas (convulsões e dores de cabeça)

Pneumonia bacteriana secundária

Hepatite

deixe seu comentário