Home SC é o quinto estado com menor percentual de biometria

SC é o quinto estado com menor percentual de biometria

Última atualização 21 de fevereiro de 2020 - 08:19:26

Em Santa Catarina, 4,1 milhões dos 5,1 milhões de eleitores realizaram o cadastro biométrico, o que representa 81,2%. O índice é o quinto menor do país, estando à frente apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

A biometria é obrigatória em 188 das 295 cidades do Estado. Os eleitores destes municípios tem até o dia 6 de maio para regularizar sua situação. Quem não fizer o cadastro neste prazo terá o título cancelado.

Em maio do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou uma campanha que estabeleceu como meta cadastrar 85% do eleitorado catarinense em um ano. “Recentemente atingimos a marca de mais de 4 milhões de eleitores cadastrados biometricamente, que é bastante significativa. Porém atingir a meta traçada para este ano depende da continuidade do comparecimento do eleitorado”, explicou o órgão.

Segundo o Tribunal, a Justiça Eleitoral no Estado adequou sua capacidade para agendar e atender neste ciclo de cadastramento, todos que foram incluídos na meta. Para atingir o objetivo, é preciso cadastrar mais 190 mil eleitores em pouco mais de dois meses.

“Santa Catarina buscou priorizar um atendimento com qualidade e conforto para o eleitor, com a instalação de postos em locais mais distantes, plantões e o atendimento com agendamento. Por esse motivo, não se observaram grandes filas como em outros estados”, ressaltou o TRE-SC. 

Para realizar a biometria, o eleitor deve comparecer pessoalmente a um cartório eleitoral. Para fugir das filas, é possível agendar um horário no site. O Tribunal, que tem capacidade para atender 12 mil eleitores por dia, também disponibiliza o número 0800 647 3888 para dúvidas. 

De acordo o TRE-SC, a opção pela implantação gradativa do cadastramento biométrico buscou facilitar o acesso de toda a população aos serviços. O ano de 2022 permitirá atingir a meta de 100% do eleitorado com biometria sem grandes dificuldades, mantendo o planejamento inicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

deixe seu comentário