Santa Catarina foi escolhida para receber um investimento de R$ 10 milhões da unidade de genética suína da Agroceres PIC, que será inaugurada às 10h de hoje, em Fraiburgo, próximo da rodovia SC-453.
O motivo da escolha foi a liderança do Estado na produção de suínos, que representa 25% da produção nacional.
— Santa Catarina foi escolhida pois tem o maior plantel do país — justificou o superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Rosa.
Ele afirmou que esta será a maior unidade de disseminação de genes da América Latina, iniciando com 400 machos e capacidade para até 700. Normalmente uma unidade similar abriga cerca de 70 reprodutores.
De acordo com Rosa, esta unidade trará um conceito de genética líquida, que é utilizada em 90% do mercado norte-americano. Com isso, os produtores brasileiros terão acesso a sêmen de alta qualidade e com mais durabilidade, propiciando animais com melhor rendimento e menor índice de mortalidade.
SC espera pela abertura de dois mercados
Para o secretário de Agricultura do Estado, João Rodrigues, o investimento privado é reflexo da condição sanitária diferenciada de Santa Catarina, que está prestes a abrir o mercado japonês. Rodrigues também espera a reabertura do mercado ucraniano.
Na avaliação de Rodrigues, o investimento em genética é importante para que o Estado mantenha a liderança na produção e na qualidade da carne suína.
A inauguração da fábrica deve contar com diretores da Agroceres PIC, da Companhia Integrada para o Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivãnio de Lorenzi, e do prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo.
deixe seu comentário