SC deve receber mais de 1,7 milhão de doses da vacina contra H1N1
Última atualização 30 de março de 2016 - 10:29:32
A rede pública de Santa Catarina deve receber 1,7 milhÃo de doses de vacina contra a gripe comum e a H1N1 neste ano, informou a Gerência de ImunizaçÃo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O estado fará uma reuniÃo com os secretários municipais para decidir se antecipa a vacinaçÃo ou se segue a diretriz nacional de 30 de abril.
No estado, três pessoas já morreram com gripe H1N1 este ano, dois moradores de Blumenau, no Vale do Itajaí, e um de Guaramirim, no Norte do estado.
As vacinas serÃo mandadas pelo Ministério da Saúde a partir de 1º de abril. Até o dia 15 daquele mês, o estado vai receber 48% do total de doses, explicou a gerente de ImunizaçÃo da Dive, Vanessa Vieira da Silva. A vacina protege contra a gripe comum e contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Caminho das doses
Depois que vacinas chegarem, por via aérea, a Florianópolis, ocorrerá a separaçÃo, preparaçÃo e embalagem para as 20 regionais de saúde. Em seguida, dois caminhões levarÃo as doses para as regionais. Um dos veículos vai para o Oeste do estado e o outro fará o trajeto Norte-Sul.
Nessas regionais, as vacinas sÃo preparadas para os municípios. Por fim, sÃo distribuídas nas próprias unidades de saúde. Todo esse processo leva em torno de uma semana, explicou a gerente.
Esse tempo será levado em consideraçÃo na decisÃo sobre a antecipaçÃo da vacinaçÃo, que depende também do dia em que as doses chegarÃo ao estado.
Público-alvo da vacina
TerÃo direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado: crianças menores de 5 anos, gestantes, mÃes até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas.
Quem nÃo faz parte do público-alvo da vacina pode tentar conseguir pela rede privada. A Dive disponibiliza em seu site uma lista de salas de vacinaçÃo habilitadas no estado. Em Florianópolis, por exemplo, é possível conseguir a imunizaçÃo por cerca de R$ 70.
Vírus chegou mais cedo
A primeira morte por gripe A em 2015 foi registrada em 11 de maio. Este ano, em 3 de março. “O que nós podemos perceber em todo o país é que realmente o vírus começou a circular mais cedo este ano”, afirmou a gerente. Segundo Vanessa, ainda nÃo há uma conclusÃo sobre o motivo para isso ter acontecido.
deixe seu comentário