Home SC deve receber mais de 1,7 milhão de doses da vacina contra H1N1

SC deve receber mais de 1,7 milhão de doses da vacina contra H1N1

Última atualização 30 de março de 2016 - 10:29:32
A rede pública de Santa Catarina deve receber 1,7 milhÃo de doses de vacina contra a gripe comum e a H1N1 neste ano, informou a Gerência de ImunizaçÃo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O estado fará uma reuniÃo com os secretários municipais para decidir se antecipa a vacinaçÃo ou se segue a diretriz nacional de 30 de abril.

No estado, três pessoas já morreram com gripe H1N1 este ano, dois moradores de Blumenau, no Vale do Itajaí, e um de Guaramirim, no Norte do estado.

As vacinas serÃo mandadas pelo Ministério da Saúde a partir de 1º de abril. Até o dia 15 daquele mês, o estado vai receber 48% do total de doses, explicou a gerente de ImunizaçÃo da Dive, Vanessa Vieira da Silva. A vacina protege contra a gripe comum e contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Caminho das doses

Depois que vacinas chegarem, por via aérea, a Florianópolis, ocorrerá a separaçÃo, preparaçÃo e embalagem para as 20 regionais de saúde. Em seguida, dois caminhões levarÃo as doses para as regionais. Um dos veículos vai para o Oeste do estado e o outro fará o trajeto Norte-Sul.

Nessas regionais, as vacinas sÃo preparadas para os municípios. Por fim, sÃo distribuídas nas próprias unidades de saúde. Todo esse processo leva em torno de uma semana, explicou a gerente.

Esse tempo será levado em consideraçÃo na decisÃo sobre a antecipaçÃo da vacinaçÃo, que depende também do dia em que as doses chegarÃo ao estado.

Público-alvo da vacina

TerÃo direito à vacina gratuita o mesmo grupo do ano passado: crianças menores de 5 anos, gestantes, mÃes até 40 dias após o parto, idosos, profissionais de saúde, indígenas, detentos e portadores de doenças crônicas.

Quem nÃo faz parte do público-alvo da vacina pode tentar conseguir pela rede privada. A Dive disponibiliza em seu site uma lista de salas de vacinaçÃo habilitadas no estado. Em Florianópolis, por exemplo, é possível conseguir a imunizaçÃo por cerca de R$ 70.

Vírus chegou mais cedo

A primeira morte por gripe A em 2015 foi registrada em 11 de maio. Este ano, em 3 de março. “O que nós podemos perceber em todo o país é que realmente o vírus começou a circular mais cedo este ano”, afirmou a gerente. Segundo Vanessa, ainda nÃo há uma conclusÃo sobre o motivo para isso ter acontecido.


deixe seu comentário