Estudantes fizeram exames e receberam orientações sobre o Tracoma na terça-feira e quarta-feira, em Romelãndia. A doença pode levar a cegueira. Durante os dois dias foram examinadas 392 pessoas nas escolas municipais, sendo 335 crianças e 57 adultos. Dos examinados, 26 crianças tiveram o diagnóstico positivo para a doença.
Todas crianças receberam toalhas personalizadas e aquelas que tiveram a doença identificada receberam também sabonete líquido, para que não compartilhem objetos de uso pessoal. A prevenção da doença é feita por hábitos de higiene, como lavar o rosto e as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os principais sintomas da doença são vermelhidão, irritação, lágrimas constantes, secreção, coceira e intolerãncia à luz.
Os exames para identificar a doença são realizados desde 2007 nas escolas de Romelãndia, por meio da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste. Quando o Tracoma é identificado, o tratamento é administrado no momento e o caso é acompanhado no ano seguinte. A Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica busca o controle epidemiológico da doença e a eliminação do caso de cegueira até o ano de 2020. Para alcançar esta meta, são realizadas atividades de educação em saúde, incentivando a lavagem do rosto em 80% das escolas de educação básica e 100% das comunidades rurais.
deixe seu comentário