O município de São Carlos vai assumir o custeio de cirurgias ortopédicas de média complexidade a partir de 2026. A informação foi confirmada durante entrevista concedida nesta terça-feira (27) pela secretária municipal de Saúde, enfermeira Simone Nothaft, e pelo prefeito Delton Balbinot.
Na conversa, os gestores apresentaram um balanço das ações desenvolvidas na área da saúde ao longo de 2025 e destacaram as principais projeções para o próximo ano. Simone Nothaft ressaltou iniciativas já implementadas, enquanto o prefeito enfatizou a reestruturação do setor e os avanços obtidos pela administração.
Em primeira mão, a secretária anunciou que o município passará a bancar cirurgias ortopédicas de média complexidade, ampliando o atendimento oferecido à população. Segundo ela, São Carlos já realiza, por obrigação legal, os procedimentos de baixa complexidade, e agora avança para reduzir a fila de espera em casos mais delicados.
Os procedimentos serão realizados no Hospital Frei Bruno, em Xaxim, seguindo todas as exigências legais e protocolos estabelecidos. Simone explicou que os pacientes que aguardam na fila ou que necessitam de mais informações sobre solicitação e encaminhamento devem procurar a Unidade Básica de Saúde do Centro.
O prefeito Delton Balbinot destacou que a existência de uma fila de pessoas aguardando cirurgias sempre foi uma preocupação da gestão. Conforme ele, a decisão de o município assumir os custos representa um passo importante para garantir mais agilidade no atendimento e melhorar a qualidade de vida da população.
Ainda de acordo com os gestores, todo o processo dos pacientes será acompanhado pelo município. Aqueles que já estão aptos às cirurgias, bem como os que ainda dependem de exames ou consultas, receberão acompanhamento, orientações e apoio no transporte até os locais de atendimento.
Fonte: Tropical FM/EC
Foto: Tropical FM/EC
deixe seu comentário