Home São Carlos registra o primeiro foco do Aedes Aegypti

São Carlos registra o primeiro foco do Aedes Aegypti

Última atualização 18 de março de 2016 - 11:08:19
SÃO CARLOS –O município de SÃo Carlos registrou, na segunda-feira, dia 14, o primeiro caso de foco do mosquito Aedes Aegypti, inseto responsável pela transmissÃo da dengue, chikungunya e zika. A larva do mosquito foi encontrada em uma armadilha colocada pelos agentes de Controle de Endemias e Vigilância Sanitária do município na Rua 7 de Setembro, próximo a Prefeitura Municipal.
Nesta semana os agentes intensificarÃo o trabalho de visitas nas casas que ficam num raio de 300 metros do local onde foi encontrado o foco do mosquito. Douglas Pilz e Jean Watte, responsáveis pelo departamento, comentam que há 28 armadilhas espalhadas pela cidade e que este foi o primeiro foco do mosquito encontrado neste ano. “Visitaremos todas as casas próximas ao foco eliminando possíveis criatórios do mosquito, caso isso nÃo seja possível, um larvicida especial será utilizado”, afirma Pilz. Várias casas próximas ao foco encontrado já foram visitas.
Segundo os responsáveis o trabalho de controle e de prevençÃo vem acontecendo a anos e de forma mais focada nos últimos meses em decorrência dos casos de dengue confirmados na regiÃo. Eles destaca que nenhum caso da doença foi diagnosticado no município. “Foi encontrado o foco do mosquito transmissor Aedes Aegypti, o que nÃo confirma que este esteja contaminado e que seja transmissor de doenças, o mosquito só transmite a doença se tiver contraído o vírus”, enfatiza Watte.
Eles explicam que a importância de fazer uma pequena distinçÃo, ou seja, para que a dengue ocorra, sÃo necessários três componentes: o vírus que causa a doença, o mosquito contaminado e uma pessoa susceptível (que nunca teve contato com o sorotipo de vírus que está sendo transmitido pelo vetor). “Mas nada de acomodaçÃo, a responsabilidade é de todos. O alerta é nacional e todos devem fazer a sua parte. Várias ações preventivas vêm sendo desenvolvidas pela AdministraçÃo Municipal. Nada é mais seguro contra a dengue do que evitar a água parada, suja ou até mesmo limpa”, ressaltam.
Aumenta para 19 o número de focos em Mondaí

Já o município de Mondaí registrou 19 focos do mosquito Aedes Aegypti. Para isso, os responsáveis participaram, na segunda-feira, dia 14, da primeira reuniÃo da Sala de SituaçÃo, implantada para controlar e auxiliar no combate do mosquito da dengue em Mondaí.O encontro foi realizado no Centro de Eventos da Área de Lazer.
De acordo com os responsáveis, nesta atual temporada de verÃo, já foram detectados 19 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus.Somente em 2016 foram 14 focos até esse mês de março.

deixe seu comentário