Home São Carlos participa de formação do Programa Alfabetiza SC em Guatambú

São Carlos participa de formação do Programa Alfabetiza SC em Guatambú

Última atualização 11 de fevereiro de 2026 - 15:00:17

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, professores do Ensino Fundamental das redes Municipal e Estadual de São Carlos participaram das Formações do Programa Alfabetiza SC, realizadas no polo de Guatambú. O encontro também reuniu articuladores municipais e estaduais dos programas.

A formação está alinhada ao Programa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que estabelece como meta a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens dos estudantes do 3º, 4º e 5º anos.

Durante os dois dias, foram desenvolvidas atividades voltadas ao fortalecimento das práticas pedagógicas e à organização do trabalho escolar com base em dados educacionais.

Entre os principais objetivos e ações do programa estão a alfabetização na idade certa, o fortalecimento da prática pedagógica, a avaliação e o monitoramento, o regime de colaboração entre entes federativos, a formação continuada e o uso de dados das avaliações para reorientar o planejamento escolar e as políticas educacionais.

As formações são realizadas em parceria com o MEC, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Fundação Getulio Vargas (FGV), além de estados e municípios que aderiram ao programa.

A Secretaria Municipal de Educação de São Carlos apoia a participação dos professores nas formações e acompanha as ações vinculadas ao programa no município.

Fonte / Foto: Redes Sociais Prefeitura de São Carlos

Encontros reuniram docentes das redes Municipal e Estadual de São Carlos e articuladores dos programas

deixe seu comentário