Um parque industrial para a fabricação de queijo foi inaugurado no sábado (18) no município de Guaraciaba, no Oeste catarinense. A empresa vai produzir manteiga e os tipos de queijo pecorino, montanhês, parmesão e grana padano, este último uma variedade nobre do produto. O governo do estado deu incentivos fiscais à empresa, como o adiamento do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Com uma área construída de 12 mil metros quadrados, a fábrica tem capacidade para produzir 30 toneladas de queijo por dia, sendo 10% desse total do tipo grana padano. Foram investidos R$ 28 milhões no parque industrial, gerando 200 empregos diretos. A previsão é de que a empresa tenha um faturamento de R$ 150 milhões por ano. Todos os equipamentos da fábrica vêm da Itália.
De acordo com o proprietário da empresa, existe uma parceria entre o parque industrial e 200 produtores de leite locais, com cada um fornecendo 500 litros do produto à empresa. A fábrica espera aumentar esse número para mil produtores em dois anos. O parque industrial possui 12 cãmaras frias, que podem armazenar um milhão de quilos de queijo. Ainda segundo o proprietário, a produção é voltada para o mercado interno.
deixe seu comentário