Santa Catarina confirmou nesta quarta-feira (28) mais dois casos da variante Delta do Coronavírus, a cepa que teve os primeiros registros na Índia. Um caso foi registrado em Itajaí e outro em São Francisco do Sul.
Em Itajaí, o vírus foi encontrado em um homem de 49 anos com histórico de viagem para a Indonésia. Ele teve exame negativo em 25 de junho e chegou ao Brasil em voo comercial em 28 de junho. Os sintomas iniciaram em 1º de julho e nova coleta foi realizada em 2 de julho para confirmação da doença e em 3 de julho para sequenciamento genômico que identificou a variante delta.
O paciente realizou o isolamento com acompanhamento da Gerência Regional de Saúde de Itajaí e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajaí, que monitora os contato.
O sequenciamento das amostras catarinenses tem sido realizado no laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro.
O outro caso é um tripulante do navio M/V ARISTIDIS, que está ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte, onde já haviam sido identificados os primeiros cinco casos da variante delta.
Os tripulantes seguem a recomendação de manter-se em isolamento no navio, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica local, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O resultado do sequenciamento genômico dos dois casos foi confirmado nesta quarta-feira (28). Ao todo, são sete casos importados da variante delta.
deixe seu comentário