Home Santa Catarina tem 91% do grupo de risco vacinado contra gripe em 2013

Santa Catarina tem 91% do grupo de risco vacinado contra gripe em 2013

Última atualização 11 de maio de 2013 - 18:48:50

Encerrou nesta sexta-feira (10) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. O estado pretendia imunizar cerca de 1,5 milhão de pessoas contra a gripe, e 1.267,450 de doses foram aplicadas, o que corresponde a 91% da meta. De acordo com o gerente de Imunização da Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica (DIVE), Eduardo Macário, a meta atingida é uma das mais altas do país.

A vacina foi disponibilizada para grávidas, indígenas, idosos, crianças com idades entre seis meses e dois anos. Trabalhadores da área da saúde e a população carcerária também estão incluídos na lista de grupos que devem ser vacinados. Até as 22h desta sexta, a contabilização da cobertura de vacinação era de 95,37% de crianças, 96,83% dos trabalhadores da área da saúde, 73,99% de gestantes, 86,12% indígenas e 90,61% de idosos.

Prevenção

Conforme Macario, a etiqueta da tosse é a melhor maneira de prevenir a proliferação do vírus. Conforme a coordenadora da Vigilãncia Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, o vírus da gripe pode estar em qualquer lugar, uma das maneiras de combatê-lo é cultivando hábitos de higiene. “A transmissão do vírus começa antes de aparecerem os sintomas da gripe. Proteger-se contra o frio e lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis, no caso de espirros e tosses, são medidas fundamentais”, advertiu Aline.

Sintomas

A gripe é transmitida pelos vírus influenza A, B ou C, cujos principais sintomas são febre alta, dores de cabeça ou no corpo, tosse e dor de garganta. Em caso desses sintomas, o gerente Eduardo Macario orienta que os pacientes procurem uma unidade de saúde para que sejam corretamente medicados.

deixe seu comentário