Santa Catarina tem 9 candidatos a governador e 14 a senador
Última atualização 17 de agosto de 2018 - 14:29:14
Encerrado o prazo para o pedido de registro de candidaturas, às 19h de quarta-feira, dia 15 de agosto, e começou nesta quinta-feira, dia 16, o período de propaganda e campanha eleitoral nas ruas para quem concorrerá nas Eleições 2018. Neste ano, a campanha é mais curta, de 45 dias, metade do que era a duraçÃo até as eleições de 2014. Já a propaganda em rádio e TV é restrita ao horário eleitoral gratuito, que inicia em 31 de agosto.
Todos os nove candidatos oficializados por partidos e coligações pediram o registro: Ângelo Castro (PCO), Carlos Moisés da Silva (PSL), Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD), Ingrid Assis (PSTU), Jessé Pereira (Patriota), Leonel CamasÃo (PSOL), Mauro Mariani (MDB) e Rogério Portanova (Rede). A maioria deles já tem agenda neste primeiro dia de campanha, dando a largada na busca pelo voto até 7 de outubro, data do primeiro turno.
Conforme balanço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), o Estado teve 761 solicitações de registro. Além das nove ao governo, foram nove para o cargo de vice-governador, 14 para o de senador (com 28 suplentes), 241 para deputado federal e 460 para deputado estadual.
Agora, para se transformarem em registros definitivos, os pedidos devem ser julgados pelo Pleno do TRE-SC, que confirmará se todos os pré-requisitos para a candidatura foram preenchidos. Os juízes têm até 17 de setembro para julgar os pedidos.
Horário em rádio e TV começa no dia 31
Ainda neste mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reunirá com os partidos políticos para aprovar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito, que entrará no ar nas emissoras de rádio e televisÃo a partir de 31 de agosto. No total, serÃo 35 dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV (10 a menos do que em 2014), em dois blocos diários, além das inserções ao longo da programaçÃo.
Na mesma reuniÃo, que ocorre até 24 de agosto, será sorteada a ordem de apresentaçÃo de cada candidato no horário eleitoral. A campanha presidencial vai ao ar às terças, às quintas e aos sábados. Também nesses três dias será veiculada a propaganda eleitoral dos candidatos a deputado federal. A campanha para governador, senador e deputado estadual/distrital vai ao ar às segundas, às quartas e às sextas-feiras.
Julgamento dos registros de candidatos
Publicados os editais de registro de candidaturas, passa a correr o prazo de 5 dias para qualquer candidato, partido político, coligaçÃo ou o Ministério Público impugnar os pedidos de registro apresentados (Lei Complementar nº 64/1990, art. 3º). A análise dos pedidos inclui todas as condições de elegibilidade, as causas de inelegibilidade e outros requisitos para o registro. Após isso, os juízes julgarÃo se os candidatos estÃo ou nÃo aptos a concorrer.
Ainda há a possibilidade de os partidos pedirem a substituiçÃo de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais até o dia 17 de setembro, exceto em caso de falecimento, situaçÃo em que poderá ser efetivada após esta data – observado, em qualquer situaçÃo, o prazo de até dez dias contados do fato ou da decisÃo judicial que deu origem à substituiçÃo.
Candidatos ao Governo (ordem alfabética)
Ângelo Castro – PCO
Vice: Flávio Ferreira Amaral
CamasÃo – PSOL/PCB (Um caminho pra gente)
Vice: Carol Bellaguarda
Comandante Moisés – PSL
Vice: Daniela Reinehr
Décio Lima – PT
Vice: Kiko
Gelson Merísio – PSD / PRB / PDT / PSB / PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/ PSC / PC do B / PHS / PP / DEM / PRP / PPL / PV (Aqui é trabalho)
Vice: JoÃo Paulo Kleinubing
Ingrid Assis – PSTU
Vice: Professor Ederson
Jesse Pereira – PMN/PATRI (Santa Catarina em Primeiro Lugar)
Vice: Dr. Danny Cesar
Mauro Mariani – MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)
Vice: NapoleÃo Bernardes
Portanova – REDE
Vice: Regina Santos
Candidatos ao Senado
Andreá Luciano Carvalho – PCO
Diego Mezzogiorno – REDE
EsperidiÃo Amin – PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)
Ideli Salvatti – PT
Jorginho Mello – MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)
Lédio Rosa – PT
Lucas Esmeraldino – PSL
Miriam Prochnow – REDE
Paulo Bauer – MDB/AVANTE/PSDB/PTB/PTC/PRTB/DC/PR/PPS (Santa Catarina quer mais)
Professor Antonio – PSOL/PCB (Um caminho pra gente)
Professor Pedro Cabral – PSOL/PCB (Um caminho pra gente)
Raimundo Colombo – PSD/PRB/PDT/PSB/PODE/SOLIDARIEDADE/PROS/PSC/PC do B/PHS/PP/ DEM/PRP/PPL/PV (Aqui é trabalho)
Ricardo Lautert – PSTU
Roberto Luiz Salum – PMN/PATRI (Santa Catarina em primeiro lugar)
deixe seu comentário