Santa Catarina iniciou 2026 com queda nos principais indicadores de criminalidade nos primeiros sete dias do ano, em comparação com o mesmo período de 2025.
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam grandes reduções em crimes de estelionato, furtos, roubos, violência doméstica e roubos de veículos.
Criminalidade despenca em Santa Catarina
Entre 1º e 7 de janeiro, os registros de estelionato caíram 43,5%, passando de 1.842 ocorrências no ano passado para 1.041 neste ano. Os furtos tiveram redução de 34,3%, com 1.687 casos em 2026, ante 2.569 no mesmo recorte de 2025. Já os roubos apresentaram queda de 28,9%, saindo de 121 para 86 registros.
Além disso, a SSP-SC também contabilizou diminuição nos casos de violência doméstica, que recuaram 16,3%, passando de 1.838 para 1.538 ocorrências. Outro dado destacado foi a redução de 43,8% nos roubos de veículos, que caíram de 16 para nove casos nos primeiros sete dias do ano.
Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil
Estas informações foram consolidadas pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal. O governador Jorginho Mello atribuiu os resultados à atuação conjunta das forças de segurança e aos investimentos realizados na área.
“Santa Catarina é hoje o estado mais seguro do Brasil porque temos um trabalho integrado e eficiente das nossas forças de segurança, com planejamento, prevenção e resposta rápida. O governo faz a sua parte, investindo, dando estrutura, valorizando os profissionais e garantindo as condições necessárias para que eles possam atuar com excelência”, afirmou o governador do estado.
PM reforça policiamento em todo o estado durante o verão
A redução nos índices ocorre durante a Operação Estação Verão, período em que a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reforça o policiamento em todo o estado, especialmente nas regiões com maior fluxo turístico.
Segundo o Governo de SC, além do efetivo regular das áreas litorâneas, a operação possui policiais deslocados de outras regiões e tem 328 novos soldados formados em dezembro, somando mais de 500 policiais atuando diariamente.
Mais de R$ 5 milhões foram destinados para garantir a permanência dos policiais nas áreas de atuação durante a temporada. As ações abrangem todo o estado, com foco em 28 cidades de zonas balneárias e outras 26 estâncias hidrominerais.
Agentes bilíngues e uniformes adaptados fazem parte da estratégia
A Polícia Militar também informou que adotou medidas para melhorar as condições de trabalho dos agentes durante o verão, como o uso de uniformes adaptados para altas temperaturas, e mantém policiais bilíngues em regiões turísticas para atendimento a visitantes estrangeiros.
Conforme o Governo do Estado de Santa Catarina, os números divulgados refletem o balanço inicial da segurança pública no começo do ano e seguem sendo monitorados pelos órgãos estaduais ao longo da temporada.
Fonte: ND+
Foto: Roberto Zacarias/Secom SC
Estatísticas oficiais indicam recuo em estelionato, furtos, roubos e violência doméstica
deixe seu comentário