Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC
Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos por meio de um programa estadual que acelera a liberação de projetos de hidrelétricas no estado.
A iniciativa, que já cadastrou 150 projetos e beneficiou 48 em fase de construção ou de projeto, busca impulsionar a geração de energia limpa e estimular a economia local.
Programa em Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos
De acordo com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, o programa Energia Boa foi criado para diminuir a burocracia e acelerar a liberação de licenças e autorizações necessárias para construir pequenas hidrelétricas.
Até agora, 150 projetos foram cadastrados, e 48 deles já estão recebendo apoio para avançar mais rápido. A previsão de 20 mil novos empregos inclui tanto as pessoas contratadas para construir as usinas quanto os empregos gerados na indústria de Santa Catarina, que fabrica equipamentos como turbinas e geradores usados nas hidrelétricas.
“Santa Catarina produz todos os equipamentos necessários para construir uma PCH ou CGH. O que acaba trazendo uma grande movimentação também para o setor industrial catarinense”, diz o governador Jorginho Mello.
Novas hidrelétricas conectam-se à rede elétrica do estado
Para que o programa funcione, órgãos públicos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Celesc trabalham juntos para analisar e liberar as permissões necessárias.
A maior parte dos projetos está em regiões com muita água, como o Planalto Serrano, com 65 projetos, e o Grande Oeste, com 56 projetos.
Ao mesmo tempo, a Celesc está investindo R$ 572 milhões na construção de seis novas subestações e 225 km de linhas de transmissão.
Essa estrutura vai ligar as hidrelétricas à rede elétrica, permitindo que a energia produzida chegue às casas e empresas.
Ao viabilizar 150 projetos de energia limpa, Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos e injetar R$ 572 milhões em nova infraestrutura de transmissão
Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC
deixe seu comentário