Home Saiba se você tem direito de receber o abono do PIS

Saiba se você tem direito de receber o abono do PIS

Última atualização 23 de julho de 2014 - 09:27:59

Desde o dia 15 deste mês, uma parcela dos trabalhadores que têm direito de receber o abono do Programa de Integração Social (PIS) já pode sacar o benefício, segundo calendário estipulado pelo Governo Federal. O abono no valor de R$ 724,00, equivalente ao salário mínimo, é pago ao trabalhador cadastrado no PIS até 2009, o que significa ter tido a carteira assinada há pelo menos cinco anos.

Porém, há três regras para ser beneficiado com o abono do PIS, como explica o supervisor de atendimento da Caixa EconÔmica Federal em São Miguel do Oeste, Alcir Fontana. Ele detalha que o primeiro ponto é ter tido o primeiro emprego com carteira assinada anterior a 2010. Se tiver conquistado o primeiro emprego com carteira assinada até o final de 2009, tem direito. “Se tiver a carteira assinada apenas em 2010, não tem direito”, esclarece. “Ele pode ter ficado desempregado em períodos nos últimos cinco anos, mas mesmo assim tem direito”, complementa.

A segunda regra, segundo Fontana, é ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2013, ano base para o pagamento. A terceira regra e ter ganho, na média, menos de dois salários mínimos ao mês, no ano. Fontana esclarece que há casos de trabalhadores que recebem um salário inferior ao valor estipulado, mas em virtude de uma rescisão contratual, por exemplo, superam a média de dois salários mínimos, já que o cálculo é feito com a soma de todos os rendimentos recebidos pelos trabalhadores no ano.

A novidade neste ano ocorre no pagamento, que inicia um mês antes em comparação com anos anteriores e vai obedecer um cronograma (ver no box) com base na data de nascimento do trabalhador. Fontana lembra que o valor deve ser sacado até 30 de junho de 2015. Caso não sacar, o trabalhador perde o abono. A consulta do PIS pode ser feita também pela internet no endereço www.caixa.gov.br/PIS. Ou pelo Atendimento Caixa ao cidadão pelo 08007260207 (opção 1).

COMO SACAR

Conforme Fontana, quem tem conta na Caixa o abono “cai” automaticamente na conta. Para quem não tem conta, o benefício pode ser sacado com o cartão cidadão e senha em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Caixa Aqui e Agências da Caixa. Quem não tem conta, nem cartão cidadão, precisa passar em uma Agência da Caixa EconÔmica Federal e sacar no caixa. Alcir acrescenta que a orientação é para o trabalhador que tenha direito ao abono do PIS e não tem o cartão cidadão, que o faça. “O cartão demora de 10 a 15 dias para vir. Com o cartão não precisa enfrentar fila e pode sacar com mais praticidade, até mesmo durante à noite. É muito mais comodidade”, aconselha.

deixe seu comentário