A partir de fevereiro de 2022, 711 escolas em Santa Catarina
terão o Novo Ensino Médio, que inclui carga horária ampliada e currículo mais
flexível. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino
Médio de todas as escolas, além dos estudantes matriculados nas 120
escolas-piloto catarinenses, que já oferecem a novidade desde 2020.
Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas
para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas
para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de
forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho
com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os
Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
Entenda as principais
mudanças
O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de
Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte
flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). Ambos são fundamentados
pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território
Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os
direitos e objetivos de aprendizagem.
A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento:
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa
Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no
modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por
exemplo, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta
pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de
Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas
de Aprofundamento.
Como foi a construção
do currículo em SC
O Novo Ensino Médio em Santa Catarina foi um trabalho de
construção coletiva iniciado ainda em 2018, com a adesão das 120
escolas-piloto. No ano passado, Santa Catarina foi o primeiro estado a ter o
Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense – incluindo o
Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento –
homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter sido o primeiro
estado a entregar o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio ao Ministério
da Educação (MEC).
“Queremos que a sala de aula seja um ambiente desejável para
o aluno. Estamos preparando espaços para que nossos estudantes se sintam à
vontade, com uma carga horária superior àquela existente, para prepará-los para
o mundo real. Na escola, ele poderá fazer escolhas alinhadas com seus
interesses, junto com os seus professores”, destaca o secretário Luiz Fernando
Vampiro.
Para a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes
Cobra, o Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos jovens
estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo. “Com o Novo
Ensino Médio, os estudantes podem mobilizar conhecimentos, habilidades e
valores que permitem que eles estejam mais aptos a lidar com desafios pessoais,
profissionais, sociais, considerando a quantidade de transformações que marcam
a atualidade”.
Como será a
distribuição das aulas
Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do
currículo era composta por 25 aulas semanais, que estavam distribuídas em cinco
aulas a cada dia da semana.
Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter
seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período
integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz
escolhida pela escola para atender a carga horária de 1000 horas anuais. Foram
ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:
Matriz A integral (31 horas/aula – 5 aulas diárias + 1 dia
em período integral
Matriz A estendida (31 horas/aula – 4 dias com 6 aulas cada
+ 1 dia com 7 aulas
Matriz B (35 horas/aula – 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias
em período integral)
Matriz C (44 horas/aula – 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias
de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)
Projeto de Vida
O componente curricular Projeto de Vida permite que os
estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O
objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos
estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas
escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção
de um percurso formativo que considere os seus próprios projetos de vida.
De julho a dezembro de 2021, a SED realizou o curso de
formação continuada para elaboração dos Roteiros Pedagógicos do Componente
Projeto de Vida, com a participação de aproximadamente 150 professores da rede.
Esses roteiros estarão disponíveis para a rede em fevereiro deste ano.
Acompanhe relatos de professores e estudantes da rede
estadual sobre os resultados alcançados com o Projeto de Vida
Segunda Língua
Estrangeira
Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna
obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do
currículo terá uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou italiana. O
objetivo é ampliar o atendimento de línguas estrangeiras na escola, valorizando
a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com
base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais
e no processo de escuta da comunidade. A novidade será oferecida com carga
horária de duas horas semanais.
O que são os Componentes
Curriculares Eletivos
Os Componentes Curriculares Eletivos buscam tornar a escola
um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos
estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e
intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Os
estudantes podem escolher os componentes eletivos ofertados pela escola que
estiverem mais relacionados ao seu projeto de vida.
Alguns exemplos de Componentes Eletivos que estarão
disponíveis nas escolas são: Cultura Digital, Pensamento Computacional,
Educação Empreendedora, Matemática Financeira, Educação Fiscal, Prática em
Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático, entre outros.
O documento com os 25 Componentes Curriculares Eletivos, que
já estão nas matrizes curriculares das 120 escolas-piloto de Santa Catarina,
pode ser acessado no site da SED. Esse portfólio foi construído com a
participação de 363 profissionais da rede, envolvendo professores,
coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um grupo multissetorial para
construir temáticas e roteiros pedagógicos que sejam inovadores e coloquem os
nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.
Para definir o percurso formativo que será ofertado pela
escola, incluindo Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de
Aprofundamento, foi considerada a estrutura física da unidade, o quadro de
professores e a garantia de escolha dos estudantes. Dessa forma, a escuta
diagnóstica da comunidade escolar (professores, estudantes, pais e
responsáveis) identificou, além das condições de oferta da escola, o que os
estudantes querem aprender.
Entenda as Trilhas de
Aprofundamento
As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª
série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10
aulas semanais ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas
de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.
Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão em uma
área do conhecimento específica e 11 são integradas entre duas ou mais áreas do
conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas ligadas aos 13 Eixos
Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Como explica a gerente de Educação do Ensino Médio e
Profissional da SED, Letícia Vieira, as trilhas permitem que o estudante
aprofunde seus conhecimentos conforme o seu interesse. “Por exemplo, na 2ª e 3ª
série, o estudante poderá aprofundar seus conhecimentos em uma área de
conhecimento com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar para outra
área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique
com a área escolhida no primeiro momento”.
Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas
da rede estão:
– Área de Matemática e suas Tecnologias: A MATEMÁTICA E O
MUNDO DO TRABALHO;
– Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: OBSERVATÓRIO DA
SAÚDE PÚBLICA;
– Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: DIÁLOGOS
COM NOSSAS CIDADES – MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE;
– Área de Linguagens e suas Tecnologias: CORPOS QUE
EXPRESSAM SUAS VOZES;
– Trilha integrada: O CAMPO COMO LUGAR DE VIDAS, DE RELAÇÕES
HUMANAS, DE DIREITOS HUMANOS, DE CULTURAS E DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
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