“Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)”, este foi o tema da VI Conferência Municipal de Saúde, realizada na tarde da última terça-feira, dia 02 de abril, no município de Riqueza. O evento aconteceu no Centro Social Urbano e foi organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
Em um primeiro momento, os participantes acompanharam uma palestra com Marli Agostini, especialista na área de saúde pública. Em seguida, o público foi dividido em três grupos, conforme os eixos da Conferência: o primeiro grupo abordou a saúde como direito; o segundo, a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e o terceiro, o financiamento adequado e suficiente para o SUS. A partir da troca de ideias, foram decididas as propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual de Saúde e, posteriormente, na Conferência Nacional de Saúde.
Ao final do evento, foram definidos os representantes do município para a Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no mês de junho. Para representar os usuários, foram elencados os titulares Renato Grunevald e Roselene Henz e suplentes Iracema Zanella e Gilmar Pohlmann. Como representantes dos profissionais da saúde, titular Suellen Fincatto e suplente Vanderleia Pesamosca. Já o governo será representado pelo titular Alexandre Schenatto e suplente Ernani Ernzen.
174 riquezenses, dentre usuários e profissionais da saúde, estiveram na Conferência e receberam certificado de participação. De acordo com Alexandre Schenatto, Secretário de Saúde de Riqueza, “nosso município constantemente busca ações que visam maior resolutividade e melhora na qualidade do atendimento. Desta forma, a conferência foi uma oportunidade para que a população participasse e pudesse dar sua opinião, principalmente sobre a saúde pública na atenção básica, seja em nível municipal, estadual ou federal”.
Para o Prefeito de Riqueza, Renaldo Mueller, que também esteve presente no evento, é muito importante que a população participe das decisões e contribua com o desenvolvimento do município. Ainda, destaca que a Saúde é uma das prioridades da Administração e que, constantemente, são buscadas ações e parcerias em prol da saúde dos riquezenses.
deixe seu comentário