O município de Riqueza realizou, nesta semana, um mutirão de castração de cães e gatos, com foco no controle populacional de animais e em ações relacionadas à saúde pública. A iniciativa ocorre por meio de parceria entre o poder público municipal e os moradores, com divisão dos custos dos procedimentos.
De acordo com o prefeito Juliano Bortolanza, o município assumiu 50% do valor das castrações. Na segunda-feira, os procedimentos foram realizados em cães e, na terça-feira, em gatos. A ação conta com o envolvimento das Secretarias de Agricultura e de Saúde e integra um trabalho de orientação sobre os cuidados com animais domésticos.
“O município está entrando em parceria com os munícipes, onde paga 50% do valor da castração, como forma de colaborar com o controle da natalidade e a saúde pública”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Liandro Jaezinski informou que a organização do mutirão envolveu cadastro prévio dos interessados, coordenado pela Secretaria de Agricultura, devido à exigência de um número mínimo de animais para viabilizar a vinda da unidade móvel responsável pelos procedimentos. Segundo ele, esta é a primeira vez que a ação ocorre durante a atual gestão.
“Foi necessário um trabalho de organização e conscientização, porque existe um número mínimo de animais para que o serviço possa ser realizado no município”, explicou.
Ainda conforme o vice-prefeito, o município pretende manter o mutirão de forma periódica, com novas edições conforme a demanda, além de reativar a parceria com a ONG Riqueza de Patas, que atua na orientação da população e no encaminhamento de denúncias relacionadas a maus-tratos a animais.
Durante a transmissão, também foi apresentada a aquisição de um novo caminhão Iveco 27320, destinado à Secretaria de Obras. O veículo foi adquirido por meio do programa estadual Santa Catarina Levado a Sério, com recursos do Governo do Estado e contrapartida do município.
O prefeito informou que o caminhão aguarda apenas a finalização da documentação para iniciar as atividades. O vice-prefeito acrescentou que o operador já foi selecionado e treinado, restando a liberação das placas pelo Detran.
Segundo a administração municipal, o investimento no caminhão foi de aproximadamente R$ 600 mil e faz parte do processo de renovação do parque de máquinas, que não recebia um veículo novo há mais de dez anos. O equipamento será utilizado em serviços urbanos e no interior do município, incluindo apoio às obras de infraestrutura viária.
Assista a live: Clique aqui
Fonte / Foto: TV Expresso
Ação envolve parceria com moradores para custeio dos procedimentos e investimento em renovação do parque de máquinas do município
deixe seu comentário