No dia 08 de fevereiro de 2024, foi organizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Cunha Porã a reunião do Comitê Intersetorial para Ações de Controle do Aedes aegypti.
A coordenadora do Comitê iniciou a sessão apresentando a situação entomológica e epidemiológica do município e do estado. Até o dia 07 de fevereiro, o município registrou 40 focos do mosquito, 20 notificações e 02 casos positivos de dengue. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo no número de focos e notificações de dengue.
No âmbito estadual, o último boletim epidemiológico, datado de 29 de janeiro, revelou 7.185 focos do mosquito e 5.897 casos prováveis de dengue, representando um aumento alarmante de 646,5% em comparação ao ano anterior.
Foram destacadas todas as atividades já realizadas e em andamento, como o ciclo de tratamento, uso do drone para visualizar depósitos de difícil acesso que não podem ser visualizados pelas equipes de campo, uma nova campanha de recolhimento de pneus para os próximos dias e o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), e outras iniciativas. O resultado do Índice de Infestação Predial (LIRAa) do município foi apresentado, revelando um índice de 3,4%, indicando Médio Risco para epidemia. Das amostras coletadas, 13 foram positivas para o Aedes aegypti, com a maioria dos focos encontrados em depósitos do tipo B e D2.
A reunião concluiu com agradecimentos e a coordenação reforçando a gravidade da situação da dengue, alertando para a possibilidade iminente de epidemia. Essas reuniões do comitê são muito importantes pois envolvem setores públicos, privados e sociedade civil organizada no controle do Aedes aegypti e nas doenças por ele transmitidas.
deixe seu comentário