Home Reduziu o número de focos de dengue em Palmitos

Reduziu o número de focos de dengue em Palmitos

PALMITOS – O setor de Endemias de Palmitos tem registrado um decaída no número de focos de dengue no município. No último Levantamento de Índice Rápido (Lira) realizado de 16 a 25 de maio, foram confirmados cinco focos de dengue. Até o momento, no total sÃo 78 focos, nove pacientes diagnosticados com dengue, sendo quatro autóctones e cinco importados.
De acordo com a responsável pelo setor, Marlei Schlosser, o clima frio tem reduzido a populaçÃo de mosquito adulto, porém, os ovos ainda se mantém, podendo durar até um ano. Por isso que Marlei ainda alerta a comunidade com os cuidados em deixar água parada.
Segundo a responsável, um dos avanços conquistados é o número de amostras coletadas, sendo que anteriormente chegava a 100 e hoje atingindo oito coletas. Marlei também comenta que Palmitos tem caído no índice de infestaçÃo do mosquito. “O Lira mede de zero a quatro o número de infestaçÃo em cada município, nós estávamos com 3,9 de infestaçÃo e hoje estamos em 1,9. No entanto, o nível aceitável é abaixo de zero”, conta.
Marlei agradece a populaçÃo e também as agentes de saúde que tem realizado um trabalho orientaçÃo e conscientizaçÃo. “Se assim continuar chegaremos a um estado aceitável e sair do índice de infestaçÃo”, afirma.

deixe seu comentário