O 1º Seminário da Consciência Negra: Cultura Africana e Afro descendentes, realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Educação, reuniu representantes de entidades, educadores, estudantes e autoridades durante a manhã de quarta-feira, no Cine Peperi. Além do prefeito Nelson Foss da Silva, prestigiaram a abertura do Seminário o presidente da Cãmara de Vereadores, Flávio Ramos, as secretárias Sandra Dalla Costa e Paula Licks e o presidente da Afrodesmo, Luiz Alves.
O Seminário foi oficializado pela Lei Municipal nº 6.357, que institui a Semana da Consciência Negra no município, a qual antecede o Dia Nacional da Consciência Negra e Afro-descendente, comemorado em 20 de novembro. E visa resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econÔmica e políticas pertinentes a história do Brasil.
Após a abertura oficial, o grupo afro cultural Ka-naombo, de Curitiba, apresentou a dança como forma de interpretar o mundo, revelar a cultura de um povo, seus saberes, sua vida social, suas crenças e visão de mundo. Foi retratada a dança afro, tribal ou primitiva, samba de roda e afoxé. Em sua fala, o prefeito Nelson Foss da Silva destacou algumas políticas públicas de valorização e qualificação que o governo municipal tem incentivado e desenvolvido.
deixe seu comentário