Os postos de combustíveis em Santa Catarina estão passando por racionamento. O efeito na Grande Florianópolis é que 14 postos da BR Distribuidora, da Petrobras, amanheceram na quarta-feira sem gasolina, álcool e diesel S-50.
Segundo Valmir Espíndola, presidente do Sindicato de Revendedores de Combustíveis da Grande Florianópolis (Sindicomb), a falta de álcool anidro— que compõe 20% da gasolina— na distribuidora da Petrobras em Araucária (PR), prejudicou a distribuição de gasolina em todo o Estado.
A falta de diesel se explicaria por um problema antigo: a baixa produção. Mas a falta de etanol hidratado para os carros flex e à álcool não teria, ainda, uma causa clara.
O problema maior está na região litorãnea, onde o aumento do consumo é registrado durante as férias e também com a chegada de turistas de diversas partes do país e do Exterior.
Apesar do consumo diminuir até 20% nas cidades que não estão no Litoral, o corte de fornecimento chega à metade do pedido feito pelos empresários às distribuidoras, explica o presidente do sindicato que representa os postos na região de Blumenau, Julio Cesar Zimmermann.
A crise afetaria todas as bandeiras, mas é maior na rede BR Distribuidora por falta de investimentos em terminais de estocagem, afirma Zimmermann, que prevê que a situação se arraste por mais dois meses. A redução generalizada no abastecimento é confirmada por Roque Colpani, presidente do sindicato que representa 22 municípios entre Tijucas e Araquari.
— São comuns os casos de quem pede 20 mil litros de gasolina e só recebe 10 mil litros— conta.
O superaquecimento do consumo, aliado a problemas na logística das distribuidoras já causaram problemas na Capital em novembro e dezembro. Nos últimos desabastecimentos, a culpa teria sido a venda de diesel e gasolina acima da cota permitida pela distribuidora da Petrobras em AntÔnio Carlos, a mais próxima dos postos da Grande Florianópolis, o que teria causado o fim dos estoques destes combustíveis.
O Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis já alertou que a distribuição de gasolina no país está no limite. No Norte do Estado, a falta de álcool anidro na base de Guaramirim pode causar problemas na região nos próximos dias.
O combustível está sendo distribuído por Araucária até que a situação esteja regularizada na cidade. A princípio, este é um problema de logística, segundo Lineu Barbosa Villar, presidente do sindicato de Joinville.
deixe seu comentário