Foto: Antônio Neto/NSC TV
O tempo em Santa Catarina nesta quarta-feira (27), entre as regiões do Oeste ao Litoral, deve registrar pancadas de chuva, acompanhada de temporais com raios e rajadas de vento. Segundo a Defesa Civil, há risco moderado a alto de desastres nessas regiões, como deslizamentos de terra e enxurradas.
Nas demais áreas, a partir do fim da tarde também há previsão de instabilidade com pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas nas cidades do Litoral e do Vale do Itajaí ficam entre 31ºC a 38ºC.
No Meio Oeste, os termômetros podem passar dos 31ºC. Nas outras regiões, a previsão é que as temperaturas fiquem entre 23ºC e 26ºC.
Na quinta-feira (28), o tempo fica encoberto com chuva e chance de temporal em todo o estado. Ainda de acordo com o monitoramento do órgão estadual, o risco de desastres permanece.
As temperaturas ficam baixas no início do dia, entre 14ºC e 24ºC. No entanto, as marcas nos termômetros sobem durante a tarde e podem chegar até 32ºC em algumas cidades do Vale do Itajaí.
Chuva em Santa Catarina
Ao menos 14 cidades devem decretar situação de emergência em Santa Catarina após a chuva, segundo informativo divulgado pela Defesa Civil. Três pessoas morreram por conta de deslizamento e arrastada por córrego. Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos no estado.
Mais de 220 unidades habitacionais foram danificadas ou destruídas, além de obras e instalações públicas.
Em Florianópolis, o volume de água acabou desencadeando o rompimento de uma lagoa artificial de efluentes tratados pela Casan no bairro Lagoa da Conceição na manhã de segunda-feira (25).
Enxurrada atinge casas e arrasta carros na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Chuva em SC: indígena morre após ser arrastado pela água no Oeste
Chuva em Florianópolis: mãe e filha morrem após deslizamento e desabamento de muro
Recomendações
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
deixe seu comentário