Punção aspirativa por agulha fina é importante aliado no diagnostico do câncer
Última atualização 27 de setembro de 2017 - 08:56:57
Um exame aliado e eficaz no diagnóstico de doenças, a punçÃo aspirativa por agulha fina (PAAF), tem se tornado um método comumente utilizado pelo médico patologista para determinar e classificar nódulos e cistos nÃo palpáveis, com o objetivo de orientar o médico solicitante do exame a decidir a conduta clínica (retirada da lesÃo, acompanhamento, etc.).
A técnica tem como base a aspiraçÃo das células de dentro de um nódulo, cisto ou lesÃo de determinados órgÃos. O ultrassom é fundamental para guiar a punçÃo e determinar o local exato da lesÃo a ser puncionada, que por vezes pode ser muito pequena. Existem nódulos de tireoide, por exemplo, que medem menos de 1,0 cm e que precisam ser puncionados.
De acordo com a médica patologista do Laboratório Patho Diagnose, Rosane Aguiar Zin, os locais mais comumente puncionados sÃo a tireoide e a mama. Após, linfonodos e lesões subcutâneas.
O procedimento é idêntico a de uma aplicaçÃo de injeçÃo. “Pode ser realizada em órgÃos e localizações mais sensíveis, como mama e tireoide, há o temor de ser um procedimento agressivo e doloroso. A anestesia, que muitos pacientes pedem, nÃo é necessária, pois a dor é mínima e pelo procedimento ser extremamente rápido” afirma Rosane.
O local da punçÃo pode ficar um pouco roxo e levemente dolorido, exatamente igual a quando tomamos uma injeçÃo no braço, por exemplo. “Pacientes mais sensíveis à dor, podem tomar um analgésico após o procedimento. Com o diagnóstico da punçÃo em mÃos, o paciente deve levar o resultado para o médico solicitante” explica a médica patologista.
Segundo a profissional, a demanda cresce a cada mês. Isto acontece por ser um procedimento simples, rápido, eficiente e de nenhum risco para o paciente. Após a coleta, o material é colocado em um frasco de citologia em meio líquido e encaminhado ao laboratório médico de patologia. Neste local, passará por todo processamento necessário até a confecçÃo das lâminas para leitura do médico patologista e seu posterior laudo diagnóstico. Todo esse procedimento demanda de alguns dias para sua conclusÃo, sendo finalizado em cerca de cinco dias úteis.
Rosane ressalta que a punçÃo é importante aliada na prevençÃo de doenças e na detecçÃo precoce do câncer.
deixe seu comentário