BANDEIRANTE
O interior do município de Bandeirante já tem seis aquecedores ecológicos instalados em propriedades rurais, tanto para uso doméstico como em estábulos. Segundo a extensionista da Epagri no município, Francisca Freiberger, as famílias estão satisfeitas com o sistema, que vem funcionando muito bem. “Para cada aquecedor solar foram utilizados 300 litros descartáveis e 300 caixas de leite que foram coletados em campanhas educativas junto a escolas de São Miguel do Oeste”, destaca Francisca.
Parecido com os aquecedores solares industriais, o aquecedor ecológico se diferencia pelo material utilizado. Garrafas pets envolvem canos PVC e caixas de leite pintadas de preto para absorver o calor solar e aquecer a água. A água que passa pelo sistema sai da caixa em temperatura ambiente e lentamente eleva a sua temperatura, retornando para a caixa para ser distribuída para onde se desejar, como chuveiro, pia ou sala de ordenha.
O sistema visa além da economia de energia elétrica, a reciclagem direta das embalagens dos produtos consumidos, revertendo em projetos socioambientais. “Eu nem acreditava que a água ficaria tão quente, chegou a medir 42°”, comenta um agricultor da Linha Prata onde foi instalado um aquecedor solar. “Agora queremos instalar um aquecedor também no estábulo, pois é muito bom ter água quente para realizar as atividades que envolvem a ordenha”, destaca outro agricultor.
deixe seu comentário