Visando promover o hábito da leitura, várias escolas municipais de Anchieta desenvolvem projetos que buscam motivar os alunos a buscar a companhia dos livros. Além do acesso a títulos de diferentes gêneros literários, algumas também conservam ambientes especialmente dedicados aos livros, com tapetes, almofadas e tudo que possa deixar o lugar aconchegante e convidativo. O formato do projeto é diferente em cada escola, mas os resultados são comemorados em todas.
A secretária de Educação de Anchieta, Leonita de Souza, explica que em todas as escolas do município são desenvolvidas atividades que promovem o contato diário dos alunos com livros, revistas e jornais, já estando também em fase de implantação um projeto que prevê a introdução do cantinho da leitura em todas as salas de aula. A secretária explica que outro grande objetivo dos projetos é incluir a família “A escola não pode existir sem a leitura e este deve ser um processo contínuo, com a participação das famílias, da escola e da comunidade”, diz .
DESDE CEDO
Incentivar a criatividade, a imaginação e ampliar a visão do mundo para as crianças são alguns dos objetivos alcançados pelo Centro Municipal de Educação com as ações de incentivo à leitura implementadas nos últimos anos. O contato com os livros e a contação de histórias são incorporados a rotina das crianças desde a creche.
Todos os alunos da Educação Infantil, cuja idade vai de quatro meses até cinco anos, mesmo que ainda não tenham sido alfabetizados, têm contato com os livros diariamente, podendo manuseá-los, observar as ilustrações e ouvir as histórias contadas pelas professoras. Já no Ensino Fundamental, os 226 alunos do Centro Municipal de Educação contam com os cantinhos da leitura dentro das salas de aula e também com as visitas semanais à biblioteca.
Na Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva (Pops), o projeto de leitura existe há mais de 15 anos. O diretor da escola, Ernani Grabin, diz que, além das aulas de leitura, há também uma premiação patrocinada por empresas da cidade, para os alunos que se destacam na leitura durante o ano letivo. Ele explica que é feito um controle da quantidade e da qualidade de leitura dos alunos, tudo registrado em um fichário pessoal. Para comprovação, são sorteados alguns títulos registrados e o aluno deve contar o livro a uma banca formada por professores. Em 2012, a exigência foi para que o aluno escrevesse um resumo dos livros sorteados.
NO INTERIOR
Os projetos também se estendem para as escolas do interior. Na Escola de Ensino Fundamental João Café Filho, na Linha Café Filho, além da aula semanal de leitura de livros, gibis, revistas e jornais, os alunos experimentam uma novidade introduzida neste ano: a leitura de cálculos. Dominó da multiplicação e divisão, bingo, sudoku, caça palavras, problemas que incluem a interpretação do texto e de cálculo fazem parte do projeto que intercala, mensalmente, a literatura e a matemática. “Os alunos aceitaram a novidade muito bem pois aprendem e praticam a matemática brincando”, explica a diretora Juliana Dala Rosa.
Já os 97 alunos que estudam na Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein, da Linha Prateleira, também têm marcado um encontro semanal com os livros. Nas salas de aula, os cantinhos da leitura ficam à disposição dos alunos que, após concluírem as atividades propostas pelo professor, podem se ocupar com os livros. Além de incentivar os alunos vindos de oito comunidades rurais, a escola também procura incluir a família no projeto de leitura. “A escola oferece livros para os pais, que são levados para casa pelos estudantes”, explica a Diretora Juliane Christoff.
deixe seu comentário