Home Projeto prevê a modernização e urbanização da Praça Carlos Culmey de Palmitos

Projeto prevê a modernização e urbanização da Praça Carlos Culmey de Palmitos

Última atualização 22 de janeiro de 2016 - 16:17:43
PALMITOS – Arejado, coberto, acessível, moderno e acolhedor, essas sÃo algumas das qualificações para o novo projeto de modernizaçÃo e urbanizaçÃo da Praça Carlos Culmey de Palmitos. As obras já iniciaram e os investimentos se aproximam dos R$ 305 mil, sendo um recurso do Ministério do Turismo, com emenda do deputado Federal JoÃo Rodrigues (PSD) e uma pequena contrapartida do município no valor de R$ 4 mil.
O prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti esclarece que esse investimento é destinado apenas ao turismo, como a praça central é um bem público e visto como um ponto de referência no município, optou-se em investir nesse local. A empresa vencedora da licitaçÃo foi a Caibi Empreendimentos, que deve entregar a obra em seis meses, e a responsável pela fiscalizaçÃo da obra é a arquiteta Candida Valcarenghi.
Gonzatti ressalta que a praça é histórica e há 14 anos nÃo recebe melhorias. “Uma praça histórica, onde as crianças brincam, e as pessoas vÃo passar seu tempo livre, por isso tem que ser um espaço acolhedor e melhorado”, afirma.
O projeto prevê na primeira etapa a cobertura e reforma do palco, reforma em partes do passeio público, colocaçÃo de novos guarda-corpos, coleta de águas pluviais do telhado do palco e ajardinamento na parte frontal. Nas salas localizadas abaixo do palco, futuramente a AdministraçÃo Municipal pretende colocar uma Biblioteca Pública. “Por isso precisamos tirar as infiltrações que sÃo muitas e fazer a cobertura do palco. Essa estrutura vai ser reformada para dar um novo ambiente, tornar a praça mais atrativa” complementa.
No entanto, o prefeito revela que algumas pessoas nÃo estÃo entendendo o investimento, e tem criticado a obra. “O nosso é o único município que recebe críticas por fazer investimentos. As pessoas tem mania de criticar, é necessário entender o esforço da AdministraçÃo em captar esse recurso, que é específico para o Turismo, que nÃo pode ser utilizada em outra área”, protesta.
Ele acrescenta que de início vai dar problemas no estacionamento e no excesso de poeira, mas isso é por um período curto. “O progresso é assim, e peço a compreensÃo da populaçÃo. Estamos melhorando, e queremos padronizar para dar mais comodidade”, menciona.

PRIMEIRA ETAPA

De acordo com a arquiteta Candida, a obra consiste na retirada do passeio, devido ao novo que será construído, obedecendo as normas de acessibilidade. Será também regularizado e trocado todo o piso do palco e a cobertura do mesmo.
Sobre a retirada da terra na parte frontal do palco é para fazer a impermeabilizaçÃo da superfície das paredes internas das salas localizadas abaixo do palco, para solucionar o problema de infiltraçÃo. “Isso demora em torno de cinco dias, pois é necessário retirar a terra em torno da parede, fazer a limpeza da superfície e depois a impermeabilizaçÃo”, conta.

deixe seu comentário