Home Projeto Mamãe eu preciso mamar no peito é premiado em Brasília

Projeto Mamãe eu preciso mamar no peito é premiado em Brasília

Última atualização 20 de julho de 2017 - 10:14:08
Após obter destaque em nível Estadual, o projeto “MamÃe eu preciso mamar no peito”, de autoria da enfermeira FranciniWerka Friedrich, da Secretaria de Saúde de Cunha PorÃ, foi apresentado em Brasília durante a realizaçÃo do 33º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (CONASEMS) na semana de 10 a 15 de julho. Além da enfermeira Francini, também estiveram presentes no Congresso o vice-prefeito Alencar James Post e o secretário de Saúde Alexandre Lencina Fagundes.
Conforme Fagundes, em três oportunidades ao qual concorria, o projeto “MamÃe eu preciso mamar no peito” foi destaque em duas categorias. Sendo que entre as 36 melhores experiências do País dentro do eixo da AtençÃo Básica, Cunha Porà obteve a primeira colocaçÃo. Enquanto na 14ª Amostra Brasil aqui tem SUS, o município obteve classificaçÃo como melhor experiência do Estado de Santa Catarina, sendo contemplado com um web documentário.
Para o secretário de Saúde, mais importante que ser reconhecido também é a possibilidade de contribuir para que o SUS fique cada vez melhor, por meio de experiências exitosas praticadas nos municípios. “A saúde e o SUS no Estado sÃo de qualidade, com destaque para o Oeste, que conta com profissionais que se empenham e tem iniciativas positivas”, cita.
Fagundes acrescenta que o reconhecimento é atribuído a toda equipe, desde a GestÃo à AdministraçÃo, que tem conduzido os trabalhos no sentido de potencializar seus profissionais e dar condições para que possam desenvolver estas iniciativas. “A Saúde de Cunha Porà já foi classificada como a 5ª melhor no Estado, e aparecer no cenário regional, estadual e agora federal é importante, pois é o reflexo, empenho e responsabilidade como se conduz os trabalhos nesta área”, declara o secretário.
Para o vice-prefeito Alencar James Post, que acompanhou a apresentaçÃo em Brasília, o reconhecimento é gratificante, pois é um trabalho de governo que vem refletindo como sÃo conduzidas as ações, dando liberdade e potencializando as iniciativas dos colaboradores. “Estas ações têm por base proporcionar uma saúde de qualidade para a populaçÃo. Parabenizo toda equipe da Saúde que buscou este resultado, a exemplo da enfermeira Francini. Isso é reflexo de um trabalho desenvolvido com dedicaçÃo, cuja consequência é o reconhecimento”, enaltece Post.
Por sua vez, a enfermeira Francini se diz feliz com o reconhecimento, pois além do seu trabalho, também coloca o município de Cunha Porà em evidência. “É um projeto desenvolvido com carinho e que objetiva estimular a amamentaçÃo, através do trabalho com gestantes, cujo foco é ressaltar a importância do aleitamento materno, que é tudo o que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida e que supre suas necessidades físicas, biológicas e psicológicas emocionais”, destaca Francini, explicando um pouco sobre o projeto “MamÃe eu preciso mamar no peito”.
A profissional ainda ressalta que o prêmio é atribuído a toda equipe da Secretaria de Saúde, assim como pessoas voluntárias do município. “O reconhecimento por este projeto vem ao encontro de um trabalho desenvolvido com amor, carinho e dedicaçÃo”, avalia a enfermeira.

deixe seu comentário