Em entrevista para a TV Expresso, Cristiane Drehmer, palestrante e técnica de segurança do trabalho, explicou sobre o projeto “Agro SST”, desenvolvido no município de Cunha Porã. O projeto, focado em promover a segurança no ambiente rural, surgiu após um acidente de trabalho envolvendo sua mãe, que sofreu uma fratura enquanto operava uma máquina agrícola. A partir dessa experiência, Cristiane identificou a necessidade de levar orientações sobre segurança para as propriedades rurais, especialmente para as mulheres que participam dos clubes de mães da região.
O “Agro SST” tem como objetivo sensibilizar as mulheres sobre os riscos do trabalho rural e orientá-las sobre medidas de prevenção de acidentes. Através de palestras e treinamentos práticos, Cristiane aborda temas como a cadeia produtiva rural, incluindo avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, além de fornecer orientações sobre primeiros socorros. O foco é oferecer conhecimento simples e direto, que possa ser aplicado no cotidiano das participantes.
“Eu, enquanto bombeira comunitária e técnica de segurança, cuidando das outras pessoas, dando orientação, dando treinamento, percebi que eu deveria olhar um pouquinho para dentro da propriedade do pai e da mãe”, afirmou Cristiane, explicando como surgiu a ideia do projeto.
A aceitação do projeto tem sido positiva, com mais de 15 clubes de mães da região de Cunha Porã já participando das palestras. Cristiane destaca que, por meio de parcerias com a prefeitura local e outros municípios, é possível levar as orientações até as participantes, independentemente de sua localização ou do tamanho do grupo. O treinamento, que pode durar até duas horas, é adaptado conforme as necessidades do grupo, permitindo uma abordagem personalizada.
“Eu tenho levado esse meu conhecimento e escutado um pouquinho essas mulheres. É importante porque, em algum momento, elas precisam ser ouvidas”, disse Cristiane sobre a dinâmica das palestras.
Além de fornecer informações sobre segurança no trabalho rural, Cristiane também utiliza o momento para discutir temas como comportamento e a importância de adotar práticas seguras no ambiente de trabalho. A técnica destaca que, em segurança do trabalho, o mais importante é garantir que todos retornem para casa ao final do dia sem acidentes.
O nome “Agro SST” é uma junção de “Agro”, que representa o agronegócio, e “SST”, que significa Saúde e Segurança no Trabalho. Cristiane ressalta que, para ela, o sucesso do projeto está na conscientização das pessoas sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, não apenas por uma questão legal, mas também pelo valor da vida humana.
Assista a live: Clique aqui
Fonte / Foto: TV Expresso
Projeto desenvolvido por Cristiane Drehmer busca promover a segurança no trabalho rural e prevenir acidentes através de palestras voltadas às mulheres nos clubes de mães de Cunha Porã
deixe seu comentário