Programas Mesário e Universitário Voluntário buscam apoio de cidadãos
Última atualização 3 de agosto de 2012 - 15:04:11
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina preparou dois programas para os cidadãos quequerem trabalhar como voluntários nas eleições municipais deste ano. Estudantes universitários poderão prestar serviços para a Justiça Eleitoral e também atuar no pleito através do Universitário Voluntário, enquanto aqueles quenão estão nessa condição poderão se cadastrar no Mesário Voluntário para desempenhar a função nas eleições.
Mesário Voluntário
De acordo com aLei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o mesário que atuar no pleito terá direito a se ausentar do trabalho pelo dobro de dias que prestou serviço à Justiça Eleitoral. Ele também pode ser beneficiado em concursos públicos que utilizem a participação no dia das eleições como critério de desempate e, na data do pleito, terá direito a um vale-alimentação no valor diário de R$ 22,00.
Universitário Voluntário
A proposta é firmar parcerias entre os juízos eleitorais einteressados com as universidades para que as horas trabalhadas na Justiça Eleitoral e também nas eleições deste ano sejam convertidas em créditos nas atividades extracurriculares do curso.
O acerto dos convênios caberá às zonas eleitorais e às unidades de ensino que, após aprovado, será publicado no Diário Oficial da União.
Confira mais informações sobre os dois programasneste vídeo.
Por Mariana Eli / Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC
deixe seu comentário