Neste domingo, dia 1º, iniciaram as atividades da Semana da Pátria 2013 em São Miguel do Oeste, desenvolvidas pela Administração Municipal, por meio das secretarias de Cultura e de Educação. A tradicional condução do Fogo Simbólico, do 14º RCMec até a Praça Walnir Bottaro Daniel e o acendimento da Pira, feito pelo prefeito João Valar, marcaram o começo de uma semana programada para enaltecer a nação e resgatar o civismo.
A condução do fogo contou com a participação do Exército, Batalhão de Bombeiro Militar e Acosmo – Associação de Corredores de São Miguel do Oeste. O fogo saiu do regimento, às 7h15, passando pela Rua Waldemar Rangrab até a área coberta da praça, no centro da cidade.
Como no domingo, os demais dias desta semana tem programação especial no período da manhã, às 8h, e no final da tarde. Todas as manhãs acontece o hasteamento das bandeiras, hino nacional, hora cívica e troca da guarda do fogo simbólico. O arriamento das bandeiras, ao toque do clarim, acontece às 18h.
A programação da Semana da Pátria tem como tema “O Brasil de todos nós – Resgatando o Civismo”. Entidades, associações, clubes de serviços, sindicatos, escolas e instituições militares são responsáveis pela Guarda do Fogo Simbólico, participação na hora cívica e nas demais programações, incluindo o Desfile de Sete de Setembro, programado para o próximo sábado, dia 07.
No domingo, o hino foi entoado pela banda do 14º RCMec, a hora cívica foi de responsabilidade das oficinas culturais de canto e vocal e a guarda do fogo simbólico ficou com os Escoteiros, Grupo de Cavalarianos Porteira Aberta, JEEP Clube e Corpo de Bombeiros.
Nesta segunda-feira, a Escola Estadual São Miguel foi responsável pelas atividades da hora cívica e para a guarda do fogo simbólico ficaram as seguintes entidades: Grêmio Estudantil Escola Estadual São Miguel, CTG Porteira Aberta, APAE, IFSC, Oficinas culturais pintura em tela e de dança livre e 14º RCMec.
deixe seu comentário