Home Programa Esgotamento Sobre Rodas deverá iniciar cadastramento em Mondaí

Programa Esgotamento Sobre Rodas deverá iniciar cadastramento em Mondaí

Última atualização 24 de fevereiro de 2025 - 16:36:18

Utilizado na Europa e considerado um trunfo para o enfrentamento da crise climática, o conceito de “solução baseada na natureza” está sendo adotado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Casan, no Programa Esgotamento Sobre Rodas.

A expressão se refere à forma de coleta do esgoto residencial, que será levado por meio de caminhões até a estação de tratamento.

A inovação faz parte da estratégia da Companhia para ampliar a coleta e tratamento de esgoto e elevar o índice de saneamento em Santa Catarina.

A primeira região atendida com o Esgotamento Sobre Rodas será o Oeste, onde avança o projeto-piloto, em cidades como Descanso, Iporã do Oeste e Mondaí.

Conforme o Engenheiro Alexandre Trevisan, durante entrevista para o quadro “O Convidado do Dia”, da Rádio Porto Feliz, nesta segunda-feira, dia 24, o estudo e cadastramento das residências do perímetro urbano nas cidades de Descanso e Iporã do Oeste já está em andamento, e nos próximos dias iniciará em Mondaí.

Alexandre Trevisan citou que os profissionais serão da empresa Ambiverse, devidamente identificados, e usarão um aplicativo da Casan, para o preenchimento das informações.

Após o cadastramento, a recolha do esgoto com caminhões pipa já terá início nas edificações em que as fossas estiverem de acordo com o programa.

O engenheiro citou que as fossas em desacordo com as normas, terão um prazo para se adequarem, de acordo com a política de cada município.

Vantagens do programa Esgotamento Sobre Rodas

Durante entrevista para a Rádio Porto Feliz, o engenheiro da Casan, citou algumas das vantagens que o programa proporcionará para os cidadãos.

Entre elas, Alexandre Trevisan citou a forma de pagamento, onde quem estiver cadastrado, poderá fazer o pagamento pelo serviço de recolha de esgoto, em até 12 parcelas, inclusas na conta de água.

Também citou as questões ambientais, pois tendo uma destinação adequada dos dejetos, cada cidadão estará contribuindo para o bem de toda a comunidade, evitando que esses matérias possam estar contaminando as fontes de água, solo entre outros ambientes, e dessa forma contribuindo para um ambiente mais saudável para todos.

Além do mais, Alexandre Trevisan, destacou que o programa seja uma ótima alternativa para que o serviço de saneamento possa chegar de forma eficiente a todos os municípios, principalmente os de pequeno porte, os quais possuem suas particularidades específicas.

O Programa Esgotamento Sobre Rodas leva em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a CASAN opera. Entre 194 cidades, 140 têm até 15 mil habitantes.

Nesse cenário de baixa densidade populacional, as avaliações econômicas demonstram que é inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.

Ele também lembrou que as ações fazem parte das normativas para que até 2033, todos os municípios do Brasil, possam dar destinação adequada ao esgoto, em no mínimo 90% dos municípios.

Fonte: Rádio Porto Feliz

Programa está sendo coordenado pela Casan

deixe seu comentário