Programa de reciclagem retoma as atividades no município
Última atualização 9 de abril de 2015 - 16:37:06
Programa visa a preservaçÃo do meio ambiente
O município de Flor do SertÃo retomou as ações do programa de coleta seletiva de lixo Reciclaflor. O programa que já havia sido lançado foi interrompido por questões técnicas, contudo as atividades receberam continuidade em todo o município após intensa divulgaçÃo pela Secretaria Municipal de Saúde e demais setores parceiros.
Dentre os objetivos do programa está melhorar a qualidade de vida da populaçÃo, bem como a preservaçÃo do meio ambiente através da mobilizaçÃo dos munícipes em reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Os pressupostos da coleta seguem os mesmos anteriormente estipulados, o lixo foi classificado em duas categorias: o nÃo reciclável que incluem rejeitos como papel higiênico, absorvente, fraldas entre outros, e o orgânico, que incluem restos de alimentos, frutas, legumes e demais, esta categoria sÃo os chamados “molhados”.
A outra categoria é dos recicláveis ou “secos”, que incluem papéis, papelÃo, plásticos, jornais, cadernos, ainda metais, como alumínio, cobre e ferro, vidro e borrachas como pneus. Também, na categoria dos recicláveis estÃo às lâmpadas fluorescentes, eletrônicos como pilhas e baterias, estes contaminantes. Em Flor do SertÃo, a coleta seguirá dividida em duas cores, o azul e o amarelo. Nas lixeiras amarelas serÃo coletados os lixos nÃo recicláveis, molhados, como os orgânicos e rejeitos. Já as lixeiras azuis servirÃo para coletar lixo recicláveis secos, para plásticos e papéis limpos e as mesmas já se encontram dispostas pelas ruas da cidade.
A secretária municipal de Saúde, Maristela Valler, esclarece que o lixo nÃo reciclável permanecerá nÃo sendo coletado no interior. “Todo material que se enquadra na categoria de nÃo reciclável nÃo será coletado no interior, portanto a populaçÃo deverá dar destinaçÃo adequada, podendo trazer para as lixeiras (amarelas) no centro da cidade, ou, reutilizar no caso dos orgânicos como adubo”, explica.
Na categoria de lixo reciclável, os eletrônicos terÃo um ponto de coleta permanente, que será na Escola Municipal Padre Luis Muhl e na Escola EducaçÃo Básica Jorge Lacerda. As lâmpadas fluorescentes queimadas, que deverÃo estar inteiras terá o ponto de coleta permanente na garagem da prefeitura. Já as embalagens vazias de agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas e desinfetantes, deverÃo ser devolvidas no local onde foram compradas. Os demais itens poderÃo ser depositados nas lixeiras pelas ruas do centro.
deixe seu comentário