Profissionais que atuam nos setores de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas comissões de infecções hospitalares dos 31 municípios de abrangência da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste estiveram reunidos nesta terça-feira, 18, no auditório da Unimed Extremo Oeste Catarinense para a realização do “Seminário: Relatos e Experiências dos Hospitais do Extremo Oeste”.
O evento é promovido pela Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste e tem o apoio da Unimed Extremo Oeste. Os presentes participaram de palestras com a enfermeira e coordenadora do Controle de Infecção em Serviços de Saúde na Secretaria de Estado da Saúde, Ida Zoz de Souza sobre a “Função e importãncia do Controle de Infecção Hospitalar” e “Indicadores Epidemiológicos”.
O evento contou ainda com a explanação de profissionais dos pequenos hospitais da região, bem como do Hospital Regional do Extremo Oeste (HRE) Terezinha Gaio Basso. A fiscal da Vigilãncia Sanitária da Gerência Regional de Saúde e coordenadora do evento, Beatriz Soares, destaca que esta é a primeira edição do seminário, mas que outros deverão ser realizados. “Os hospitais enfrentam diariamente situações semelhantes e as técnicas utilizadas no controle de infecção e no atendimento podem ser compartilhadas. Por isso é importante essa troca de experiência e ampliação do conhecimento para os enfermeiros e técnicos”, expõe.
Para ela, é uma forma de valorizar o trabalho realizado pelos hospitais da região. Foram tratados assuntos como o atendimento humanizado; as funções e competências da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH); os indicadores epidemiológicos, pacientes transferidos e as culturas de vigilãncia e segurança do paciente e qualidade em serviço de saúde.
deixe seu comentário