Professores participam do curso Educação para a Cooperação
Última atualização 11 de junho de 2015 - 13:58:34
SÃo Miguel: Professores da regiÃo e coordenadores envolvidos no programa participaram do Curso
REGIÃO
“EducaçÃo para a cooperaçÃo: uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa” é o enfoque do curso que teve início, na última semana, em Chapecó para os professores que atuam no Programa Cooperjovem das escolas localizadas na regiÃo oeste catarinense. Com 16 horas, divididas em quatro módulos, a primeira etapa da capacitaçÃo, foi oferecida para duas turmas com aproximadamente 30 participantes cada. O curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop), também foi realizado, recentemente, em Laguna (SC) e em Torres (RS).
O Programa Cooperjovem é uma iniciativa do Sescoop para dotar as escolas e cooperativas educacionais de meios para o desenvolvimento da cultura da cooperaçÃo. A formaçÃo de professores é parte integrante do programa.
O curso foi destinado aos professores das novas escolas que aderiram ao Cooperjovem e também às escolas já participantes que necessitam capacitar mais educadores para o programa, devido à implantaçÃo da nova metodologia criada pela Unidade Nacional do Sescoop, no ano de 2014. A capacitaçÃo foi ministrada pela instrutora Denise Crespo Nunes e contou com acompanhamento do assistente de promoçÃo social do Sescoop/SC, Nerivaldo da Silva.
Segundo Denise, a estrutura desta formaçÃo básica é de 10 módulos presenciais com 40 horas/aula no primeiro ano e dois módulos presenciais de 8 horas/aula no segundo ano. Os módulos estÃo organizados em 4 horas/aula e sÃo agrupados em até 16 horas contínuas.
O curso iniciou com abordagem do tema “EducaçÃo Brasileira e Programa Cooperjovem”, que aprofundou o contexto e práticas do programa discutindo o acesso à escola e permanência e qualidade. “Neste primeiro módulo, também falamos sobre a educaçÃo cooperativa e concepçÃo democrática de educaçÃo, discutindo práticas para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade da educaçÃo nesta década”, enfatizou Denise.
Importância do CooperJovem
A Diretora da escola Prefeito Libório Romildo Kuhn de Palma Sola, Claudete Rusch, enfatiza a importância do CooperJovem para o desenvolvimento e a qualidade na educaçÃo dos participantes. Segundo ela, o CooperJovem é desenvolvido desde o ano de 2010 na escola. “Este programa veio para somar e tem sido de suma importância para o fortalecimento de vínculos, principalmente pelo fato de hoje estarmos vivendo numa sociedade de muita competitividade e individualismo. Mostrar o lado da cooperaçÃo tanto para as crianças quanto para os profissionais faz com que ambos tenham a oportunidade de experimentar o outro lado da moeda, da importância e a qualidade que podemos ter no trabalho em parcerias, cooperando um com o outro. É muito importante que nossas crianças aprendam desde cedo o valor de se fazer parte do grupo, de poder fazer a diferença na vida do outro”, enfatiza.
Segundo Claudete, além do fortalecimento de vínculos, o programa possibilita a abertura de oportunidades para os educandos na participaçÃo de práticas educacionais cooperativas, no resgate dos valores, na integraçÃo da família e sociedade. “Também ao profissional educador no fortalecimento de suas práticas pedagógicas através da formaçÃo continuada bem como sua valorizaçÃo, parceria e maior envolvimento entre família, escola e sociedade”, finaliza.
Cooperjovem
O Programa Cooperjovem tem abrangência nacional, é implementado pelas Unidades Estaduais do Sescoop e cooperativas parceiras do programa. Em Santa Catarina, é coordenado pelo Sescoop/SC e implementado com a parceria de 26 cooperativas e apoio das Secretarias Municipais e Gerências Regionais de EducaçÃo de 49 municípios de todas as regiões do Estado. Em 2015, o programa beneficiará 79 escolas da rede de ensino público, envolvendo mais de 500 professores e 20 mil alunos da educaçÃo infantil e do ensino fundamental.
deixe seu comentário