A Professora Claudete
Hofstatter da Escola Municipal Laju realizou um projeto com os alunos do 3º ano
do ensino fundamental e recebeu a premiação reconhecida como uma das Melhores
Práticas pedagógicas do Brasil. O projeto foi desenvolvido no 1º semestre de
2021.
O Projeto realizado foi
é intitulado como “Diário de Aprendizagem Matemática: contextualizando as
habilidades focais”. O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma
prática de ensino diversificada, com estratégias que levassem os alunos a
consolidar suas habilidades focais relacionando-as ao seu contexto e
desenvolvendo uma posição positiva em relação a lógica, importância e utilidade
da matemática. Tal atitude, teve embasamento na formação pedagógica dos
professores idealizada no início do ano letivo, fornecido pela Secretaria
Municipal de Educação em Parceria com a UNO CHAPECÓ.
Durante a formação, a
professora teve contato com o Mapas de Foco da BNCC que fornecessem aos
professores orientação e flexibilização na escolha dos conteúdos considerados
foco num 1º momento. A partir dos estudos foram elaboradas e aplicadas aos
alunos às avaliações diagnósticas e em cima dessa análise, pode-se ter uma
clareza do que era importante trabalhar e focar no retorno presencial.
Para auxiliar os alunos
na consolidação dessas habilidades focais e potencializar essa construção de
conhecimento foi criado o Diário de Aprendizagem Matemática. O mesmo teve a
importante função de convidar os alunos a registrar seus conhecimentos prévios,
seus raciocínios, estratégias próprias, anotar conclusões, transmitir
sentimentos e emoções sentidas durante o projeto.
Nos anos de 2019 e 2020
a Professora já teve dois projetos premiados, que foram desenvolvidos na Escola
Padre Vendelino Junges de Linha Catres, Interior de Mondaí. Eles também foram
selecionados para a próxima etapa em março, onde serão conhecidos os três
vencedores do Prêmio.
O Prêmio Nacional
Professor Transformador é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e
implementado conjuntamente com a Base2Edu, rede que conecta e fortalece
profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela Bett
Educar, maior feira de inovação em educação da América Latina. O Prêmio busca
destacar projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Prêmio tem como
objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas
transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum
Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes
critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento,
intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.
Por meio do Prêmio, os
Organizadores visam identificar e divulgar práticas educacionais inovadoras,
promover professores e escolas que estabeleçam boas práticas de
ensino-aprendizagem buscando reconhecer e dar visibilidades a educadores e
projetos pedagógicos transformadores de todas as partes do Brasil.
deixe seu comentário