Home Professora da Escola Municipal Laju está entre os 350 Professores Transformadores do Brasil

Professora da Escola Municipal Laju está entre os 350 Professores Transformadores do Brasil

Última atualização 14 de fevereiro de 2022 - 11:26:51


Foto: Divulgação – O projeto foi desenvolvido no 1º semestre de 2021


A Professora Claudete
Hofstatter da Escola Municipal Laju realizou um projeto com os alunos do 3º ano
do ensino fundamental e recebeu a premiação reconhecida como uma das Melhores
Práticas pedagógicas do Brasil. O projeto foi desenvolvido no 1º semestre de
2021.

O Projeto realizado foi
é intitulado como “Diário de Aprendizagem Matemática: contextualizando as
habilidades focais”. O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma
prática de ensino diversificada, com estratégias que levassem os alunos a
consolidar suas habilidades focais relacionando-as ao seu contexto e
desenvolvendo uma posição positiva em relação a lógica, importância e utilidade
da matemática. Tal atitude, teve embasamento na formação pedagógica dos
professores idealizada no início do ano letivo, fornecido pela Secretaria
Municipal de Educação em Parceria com a UNO CHAPECÓ.

Durante a formação, a
professora teve contato com o Mapas de Foco da BNCC que fornecessem aos
professores orientação e flexibilização na escolha dos conteúdos considerados
foco num 1º momento. A partir dos estudos foram elaboradas e aplicadas aos
alunos às avaliações diagnósticas e em cima dessa análise, pode-se ter uma
clareza do que era importante trabalhar e focar no retorno presencial.

Para auxiliar os alunos
na consolidação dessas habilidades focais e potencializar essa construção de
conhecimento foi criado o Diário de Aprendizagem Matemática. O mesmo teve a
importante função de convidar os alunos a registrar seus conhecimentos prévios,
seus raciocínios, estratégias próprias, anotar conclusões, transmitir
sentimentos e emoções sentidas durante o projeto.

Nos anos de 2019 e 2020
a Professora já teve dois projetos premiados, que foram desenvolvidos na Escola
Padre Vendelino Junges de Linha Catres, Interior de Mondaí. Eles também foram
selecionados para a próxima etapa em março, onde serão conhecidos os três
vencedores do Prêmio.

O Prêmio Nacional
Professor Transformador é concebido e estruturado pelo Instituto Significare e
implementado conjuntamente com a Base2Edu, rede que conecta e fortalece
profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela Bett
Educar, maior feira de inovação em educação da América Latina. O Prêmio busca
destacar projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Prêmio tem como
objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas
transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum
Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes
critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento,
intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.

Por meio do Prêmio, os
Organizadores visam identificar e divulgar práticas educacionais inovadoras,
promover professores e escolas que estabeleçam boas práticas de
ensino-aprendizagem buscando reconhecer e dar visibilidades a educadores e
projetos pedagógicos transformadores de todas as partes do Brasil.

deixe seu comentário