Home Professora compartilha a potência dos espaços de experimentação e brincadeiras na educação infantil de Cunha Porã

Professora compartilha a potência dos espaços de experimentação e brincadeiras na educação infantil de Cunha Porã



A professora de Educação Infantil, Jaqueline Kempfer, compartilhou um pouco do seu cotidiano nos Centros de Educação Infantil de Cunha Porã, onde utiliza a metodologia ativa na criação de espaços atraentes para experimentação e brincadeiras.

Esses espaços são previamente planejados com intencionalidade pedagógica, proporcionando um ambiente estimulante e propício ao desenvolvimento das crianças. “O objetivo é promover aprendizagens significativas por meio da exploração, descoberta, interação e expressão,” comentou a professora Jaqueline.

Os espaços oferecidos às crianças visam fomentar a exploração e manipulação de objetos, a construção de conhecimentos, a resolução de problemas, a experimentação de diferentes papéis sociais e o desenvolvimento de habilidades motoras. Além disso, buscam promover a autonomia, a imaginação, a criatividade e a construção de vínculos afetivos entre as crianças e os educadores.

Andrea Fischer, coordenadora pedagógica de Educação Infantil, ressalta a importância de proporcionar momentos de experimentação e brincadeiras: “Na essência, as crianças aprendem brincando, experimentando e investigando o mundo ao seu redor. Através desses espaços, os educadores conseguem observar os interesses e necessidades das crianças, possibilitando a criação de vivências futuras que sejam verdadeiramente significativas para potencializar suas habilidades e efetivar a aprendizagem.”

deixe seu comentário