Home Produção de leite e manejo do rebanho em foco no 9° Seminário Auriverde De Bovinocultura Do Leite

Produção de leite e manejo do rebanho em foco no 9° Seminário Auriverde De Bovinocultura Do Leite

Última atualização 19 de julho de 2019 - 14:57:07

A quinta-feira (18), foi marcada por mais um grande evento realizado pela Cooperativa Regional Auriverde. A 9° edição do Seminário Auriverde de Bovinocultura do leite, foi realizado nas dependências da Ser Auriverde, na cidade de Cunha Porã.

Um público superior à 400 pessoas esteve acompanhando a programação que deu início às 08:30, seguindo para a abertura oficial que contou com a presença de lideranças da Cooperativa Auriverde, profissionais da Auriverde, lideranças políticas, representantes da Aurora Alimentos, CIDASC, Epagri, Secretarias da agricultura dos municípios de Flor do Sertão e São Carlos  e representantes das empresas parceiras do evento: MTS Distribuidora, DNA Genética do Brasil, Bayer Saúde Animal, Indústria de Alimentos Realta, Dispavet Noxon, Top Leite e Reafrio.

Após o Hino Nacional Brasileiro, o vice-prefeito de Cunha Porã, Alencar Post deixou sua mensagem de agradecimento e parabenizou a Cooperativa Regional Auriverde pelo importante evento, ressaltou o quando as palestras estavam trazendo temas realmente significantes para os associados. Falou de sua alegria em poder estar em mais um ano, acompanhando um evento desta envergadura.

Arceli Nicolodi e Diogo José Cembranel também enfatizaram em suas falas o sentimento de gratidão a todos que fazem os eventos serem um verdadeiro sucesso, mencionaram o quanto é importante a presença dos associados na busca por conhecimento, fortalecendo assim, o vínculo com a Cooperativa e consequentemente buscando aprender cada vez mais para melhorar sua produtividade e enxergar sim, um bom futuro através da produção leiteira. Ressaltaram ainda, o quanto a Auriverde investe em projetos e programas que beneficiam os associados e, o quanto se sentem felizes em poder observar o empenho e dedicação de todos para fortalecerem ainda mais à sua atividade nas propriedades.

O presidente da Auriverde, Claudio Post também em sua fala, parabenizou a equipe de coordenação e profissionais da Auriverde pelo evento, ainda, enalteceu a importante presença dos associados em mais um evento da Auriverde, disse: “ Toda parceria e trabalho que faz uma cooperativa forte. Muito obrigado a todos que aqui vieram, é muito bom tê-los aqui conosco”. Destacou Post.

Andréia Dall Agnol é filha de agricultores, técnica em enfermagem atuante há mais de 10 anos na área da saúde no município de Flor do Sertão, graduanda em enfermagem pela UNOESC e também atuante na área de massoterapia. Andréia foi a primeira palestrante do evento da qual trouxe sua experiência com a brucelose, trazendo o tema “ Como a brucelose impactou minha vida”.

Após, Marlene Kaiut é ex modelo e produtora rural, formada em administração de empresas, foi eleita em 2014 a “mulher de negócios” do estado do Paraná na categoria rural, vice-campeão nacional do mesmo concurso em 2015, promovido pelo serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae). 

Foi destaque na revista e programa Globo Rural, Mundo Leite, Revista pequenas empresas e grandes negócios- na matérias70 mulheres empreendedoras bem-sucedidas entre outras.

Em 2011, assumiu a frente do rebanho leiteiro na chácara São João, em Carambeí (PR), naquele ano, dispunha de 60 vacas das quais, 30 em lactação com produção média diária de 16 litros, o que considerada baixa para a raça Jersey, a base de seu rebanho. Em abril de 2016, eram 90 vacas em lactação de um total de 180 vacas, produzindo ao torno de 22 litros/dia cada ou 1.980 litros/dia. Ou seja, com o triplo de animais em lactação a produção aumentou mais de quatro vezes. O salto foi obtido graças à adequação na alimentação dos animais, ao manejo aprimorado e à melhoria genética. Tanto que às 120 vacas que chegaram ao rebanho nos últimos cinco anos são nascidas na propriedade. Sendo assim, Marlene realizou a segunda palestra do dia, contando sua trajetória e experiência e vida, com sua palestra intitulada “ Do salto 15 à bota de borracha- o leite mudou minha vida”. Ao meio dia foi servido o almoço e a partir das 13:30 o evento deu continuidade com a terceira palestra do dia.

 Nas últimas décadas, uma série de importantes descobertas e avanços na área de análise do DNA propiciou o surgimento da genômica, ciência esta que trata do estudo do genoma completo dos diferentes organismos. Além do sequenciamento completo do DNA de várias espécies, incluindo os bovinos, o mapeamento dos SNPS (single nucleotide polymorphism) em conjunto com plataformas modernas de genotipagem capazes de processar muitas amostras para muitos marcadores numa única análise, tem propiciado a inclusão da informação genômica em esquemas de melhoramento genético. E para falar do assunto, a terceira palestra foi apresentada pelo geneticista, Celso Alves Barbiero, intitulada “ A ciência da genômica como ferramenta para melhoramento genético”.

O evento teve seu encerramento com sorteio de brindes às 15:00, superando as expectativas comparado ao ano anterior. Do qual reforça cada vez mais a relevância de eventos como este, uma vez que o leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina e envolve 45 mil produtores em diversos municípios do estado. A grande bacia leiteira catarinense é a região oeste, que responde por 75% de todo leite produzido – quase 2,4 bilhões de litros. Desta forma este evento é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e informações sobre a produção de leite e manejo do rebanho.

deixe seu comentário