Agências do Sine estão temporariamente fechadas em Santa Catarina durante a quarentena — Foto: NSC TV/Reprodução
Quem precisa dar entrada no seguro-desemprego em Santa Catarina tem enfrentado uma série de dificuldades. As agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em todo o estado estão fechadas durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, o gerente do Sine em Santa Catarina, André Volpato, orienta que o processo seja feito no site do Governo Federal.
O G1 fez um passo a passo de como fazer a solicitação. Confira:
1. Acesse o site gov.br em seu navegador.
2. Na página inicial, vai aparecer um campo de pesquisa. Insira o termo “solicitar seguro-desemprego” na busca e dê enter.
3. O site vai listar as publicações relacionadas à pesquisa. É preciso clicar no resultado “Solicitar seguro-desemprego”.
4. Abrirá uma página explicando como fazer o procedimento. Clique no botão “solicitar”, na cor verde, localizado ao lado direito.
5. Em seguida, abrirá um passo a passo explicando como obter a senha de acesso. Embaixo, vai aparecer dois botões: “quero me cadastrar” e “já tenho cadastro”. Quem ainda não tem cadastro, deve escolher a primeira opção, na qual deverá inserir os dados e gerar uma senha. Depois, basta retornar e clicar em “já tenho cadastro”. Quem já tiver cadastro, basta inserir o CPF, digitar a senha e clicar em “entrar”.
6. Para fazer a solicitação, clique em “seguro-desemprego”, botão que vai estar à esquerda da tela.
7. Duas opções vão aparecer. Clique na primeira delas “solicitar seguro-desemprego”.
8. Neste campo, é preciso digitar o número do requerimento recebido pela empresa e clicar em “localizar”.
9. É preciso ler e conferir as informações que vão aparecer na tela e as regras legais para habilitar o benefício. Após, marque a caixa para concordar com as regras e clique no botão “concluir”.
10. Uma mensagem de atenção vai aparecer na tela. Cliquei em “confirmar” para fazer a solicitação.
11. Aguarde aparecer a mensagem “solicitação do benefício realizada com sucesso”.
12. O processo poderá ser acompanhado pela internet ou por meio do aplicativo.
Em caso de dúvidas, consulte o vídeo explicando como solicitar o benefício.
deixe seu comentário