Primeira igreja católica construída em SC completa 350 anos
Última atualização 14 de setembro de 2015 - 09:54:08
A Igreja Nossa Senhora da Graça, em SÃo Francisco do Sul, no Norte catarinense, completou nesta semana 350 anos de fundaçÃo. A história do local, no entanto, inicia ainda no século 16, com a vinda da imagem da santa ao local.
De acordo com o coordenador de patrimônio da igreja, Carlos Pereira, um barco espanhol desembarcou com a padroeira, Nossa Senhora da Graça, em 1553.
“Essa embarcaçÃo sofreu a noite em uma tempestade violenta e eles prometeram, em troca do salvamento, construiriam na primeira terra, uma capela que abrigasse a imagem e deixaria lá”, conta.
Posteriormente, como em toda a vila portuguesa, na parte mais alta foi erguida uma igreja. “Eles traziam nas caravelas frades, padres da época, para povoar e catequizar a regiÃo”, diz Pereira.
A primeira igreja de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil ainda tem sua estrutura original: a argamassa, feita de areia, concha e óleo de baleia. A via sacra também é original, da Alemanha, do século 17.
O acervo do local é amplo, peças em prata e ouro, como um livro de missas do século 17 que tem as bordas das páginas folheadas a ouro. Por ser a mais antiga do estado, a igreja recebeu até mensagem do papa Francisco.
“350 anos depois a gente ainda sente nas pessoas de hoje aquele mesmo amor dos fundadores da igreja”, diz o padre Edson Viana.
deixe seu comentário