Formandos dos cursos de Engenharia de Petróleo e de Administração Pública colaram grau – Imagem: Divulgação
Vinte estudantes do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, formaram-se na terça-feira, dia 12 de maio, na primeira outorga de grau da instituição feita por meio virtual.
A realização de solenidades a distância, em caráter excepcional e temporário, foi regulamentada em abril pela Resolução nº 015/2020 do Conselho Universitário (Consuni) e é válida enquanto durar a emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus. A medida dispensa a presença física dos alunos em locais que levem à aglomeração de pessoas.
A cerimônia desta terça-feira teve participação de 14 formandos do curso de Engenharia de Petróleo e seis do curso de Administração Pública da Udesc Balneário Camboriú.
Presidido pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e pelo diretor-geral da unidade, José Carlos de Souza, o evento foi transmitido ao vivo pelo site vc.udesc.br. Todos os envolvidos participaram de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão.
Em virtude da pandemia, cerca de cem alunos de graduação da Udesc tiveram suas formaturas canceladas. A nova resolução visou flexibilizar as regras para atender esse público e permitir que obtivessem o diploma.
Sobre as colações
As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico. Com a pandemia, as solenidades estão sendo reagendadas pelas unidades para ocorrer a distância.
Acadêmicos impossibilitados de colar o grau na data prevista do calendário podem justificar e propor uma nova data. As outorgas de grau em gabinete devem ser solicitadas pelos acadêmicos, por meio de requerimento, à direção-geral do centro de ensino em que estudam.
deixe seu comentário