Home Primavera deve ser marcada por aumento de temporais, diz Epagri

Primavera deve ser marcada por aumento de temporais, diz Epagri

Última atualização 30 de agosto de 2013 - 15:12:26

A Epagri/Ciram divulgou nesta sexta-feira (30) a previsão climática para o trimestre setembro, outubro e novembro deste ano. A primavera, segundo informações dos meteorologistas, irá começar no dia 22 de setembro às 17h44 e será marcada pelo aumento de temporais com ventania e granizo em Santa Catarina.

Durante a nova estação, há também acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior quantidade de chuva do trimestre deve ocorrer em outubro, com acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180mm em média.

Os episódios de chuva devem ocorrer principalmente associados à frentes frias. Na segunda quinzena de novembro a chuva já será caracterizada como chuvas típicas de verão. Há previsão de ciclones extratropicais no período, que oferecem perigo às embarcações no Litoral Catarinense, principalmente quando os ventos fortes e mar agitado resultarem em ressaca.

Temperatura
Na primeira quinzena de setembro ainda há previsão de chegada de massas de ar frio com formação de geada. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

deixe seu comentário