A previsão do tempo para a segunda quinzena de dezembro é bastante animadora para os moradores da região Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, a tendência é que o índice de chuvas atinja a média esperada para o período, até o final do mês.
A meteorologista Marilene de Lino explica que a tendência para os próximos quinze dias é de aumentar a incidência de chuvas em todas as regiões do estado. No Oeste, em especial, os índices devem chegar perto do esperado para a média do período. “Algumas cidades do Oeste já estão começando a recuperar os níveis dos reservatórios. Se a previsão se confirmar, a tendência é de melhoria na incidência de chuva, com uma boa distribuição no Oeste”, explica.
Em algumas cidades do Oeste, o índice de chuvas já está bem próximo do esperado. Em Campos Novos, por exemplo, já choveu cerca de 102 mm, enquanto o esperado para o mês é 170 mm. No município de São Miguel do Oeste, choveu cerca de 133 mm até dia 14 de dezembro. A média para dezembro é de 200 mm.
Segundo um relatório da Epagri/Ciram, se confirmada esta previsão, “a região pode fechar o mês de dezembro com chuva acima da média e as demais regiões com chuva próxima a média climatológica, mudando o quadro de estiagem em Santa Catarina”, destaca o relatório divulgado na segunda-feira (17).
Marilene de Lino afirma que o Litoral catarinense é o que recebeu menos chuva nos primeiros 15 dias de dezembro. “Esta era a região que estava mais carente, mas a tendência para os próximos dias é melhorar a distriubuição”, destaca.
Ainda segundo a meteorologista, as áreas de baixa pressão e as nuvens carregadas não estavam passando pelo estado e eram deslocadas para o oceano, com baixa intensidade, dificultando a incidência de chuvas. A partir de agora, essas formações devem passar mais próximas das regiões Sul e Sudeste, favorecendo quadros de instabilidade e aumentando a chance de nuvens carregadas em todas as regiões de Santa Catarina.
deixe seu comentário