O presidente da Federação das CDLs (FCDL-SC), Sergio Medeiros, falou sobre cenários para o setor varejista catarinense no espaço Estela Entrevista.
Segundo Medeiros, os impactos da seca, da crise internacional e do baixo crescimento do PIB impediram lojistas catarinenses de alcançar a meta de crescimento de 5% nas vendas de Natal de 2012 frente ao ano anterior.
A alta do período, segundo as consultas ao SPC, ficou em 1,7%. Para 2013, apesar do otimismo maior de início de ano, Medeiros projeta crescimento de 3% para o setor.
Conforme o dirigente, um dos números acompanhados com atenção pela entidade diante do excesso de crédito no mercado é a inadimplência. Mas, até agora, ela não preocupa em SC, variando de 2% a 2,8%, o que é uma média pequena diante da situação de outros estados.
Sobre o início das liquidações após o Natal, desta vez já iniciadas no dia 26 de dezembro, o empresário avaliou que é uma necessidade que muitas lojas têm de liquidarem o estoque antigo para dar lugar ao novo. Quem começou antes foram empresas que vendem eletrodomésticos, interessadas em comprar equipamentos de séries novas.
Para o empresário, os problemas registrados na liquidação de vendas virtuais, o Black Friday, em novembro, abalaram a confiança do consumidor, ao contrário do sucesso que o evento alcança nos EUA.
— Talvez essa modalidade de liquidação não dê certo no Brasil— opinou.
deixe seu comentário