Home Presidente da Fecomércio defende o diálogo para o país superar a crise e voltar a crescer

Presidente da Fecomércio defende o diálogo para o país superar a crise e voltar a crescer

Última atualização 13 de agosto de 2015 - 09:10:38
No encontro realizado na sede do ABC Clube de Concórdia, na noite desta terça-feira, dia 11, com lideranças sindicais patronais, empresários e autoridades do município, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destacou a necessidade do diálogo como forma de enfrentar os problemas e desafios que o país e o setor produtivo vivem atualmente. De acordo com Breithaupt, o Brasil só poderá entrar novamente em um ciclo de desenvolvimento se for superada a crise política instalada no país.

“Se nÃo houver um diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nÃo sairemos dessa crise. Isso afeta diretamente a nossa economia, pois nÃo há segurança para o empresário voltar a investir. A inflaçÃo está perto dos dois dígitos, e isso é pernicioso, é o pior câncer que uma economia pode ter. Tenho confiança de que, após essa soluçÃo do problema político, nós tenhamos uma certa tranquilidade nos nossos negócios”, afirmou Breithaupt.

O prefeito de Concórdia, JoÃo Girardi, também reforçou a importância do diálogo neste momento em que vive o país. “É uma coisa comum a todos nós. Precisamos sentar juntos, dialogar, debater e, também, compreender o cenário. Quando as coisas sÃo conversadas e dialogadas, podem ter a certeza absoluta de que o acerto é muito melhor, pois a gente nÃo está sozinho. Onde nÃo houver harmonia, as dificuldades sÃo bem maiores. Sempre procurei abrir as portas da prefeitura ao diálogo, para ver onde é possível melhorar e aprimorar ainda mais. A nossa cidade completou recentemente 81 anos de emancipaçÃo política, e o nosso comércio, com sua força, tem contribuído para o desenvovimento do município”, disse Girardi.

No jantar oferecido no restaurante do ABC Clube, o presidente do Sindicon – Sindicato do Comércio Varejista, Leocergio Sarturi, pediu a uniÃo dos empresários da regiÃo na discussÃo de temas importantes do setor junto ao poder público. “Representamos mais de 2 mil empresas nos 14 municípios da nossa base. Temos muitos desafios em Concórdia, e precisamos discutir ações em conjunto nas nossas conversas com o poder público”, afirmou.

Bruno Breithaupt falou da importância do comércio em Concórdia, onde o setor terciário representa 76,1% do número de empresas do município, gerando 58,3% do total de empregos e respondendo por 71,1% do PIB. “Isso dá uma dimensÃo da grandiosidade do setor que nós representamos e do qual os senhores fazem parte. Daí a nossa responsabilidade de continuarmos na nossa lida de empresário do comércio. Eu sempre digo que algo que é fundamental na nossa atividade é gostar de gente. Lidamos com o cliente o dia todo, desde que abrimos até fecharmos as portas dos nossos estabelecimentos”, disse.

O diretor regional do Sesc, Roberto Martins, anunciou a abertura, no dia 28 de agosto próximo, da licitaçÃo para a construçÃo da sede própria da entidade em Concórdia, um projeto orçado em R$ 25 milhões, entre obra e equipamentos, para um prédio de 9 mil metros quadrados que abrigará as salas de educaçÃo infantil e ensino fundamental, cursos de idiomas, teatro, salas de atividades física, dança, computaçÃo. Segundo Martins, até dezembro a obra deverá ser iniciada. Rudney Raulino, diretor regional do Senac, também falou sobre as obras de ampliaçÃo do prédio do Senac em Concórdia, que capacitaram a unidade a se transformar em Faculdade Tecnológica nas áreas de GestÃo, Gastronomia, Tecnologia da InformaçÃo, processo que está em tramitaçÃo no MEC.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, falou sobre o funcionamento da entidade, que completou 67 anos na última segunda-feira, no dia 10 de agosto. “Há seis anos, a Fecomércio, já sob a gestÃo do presidente Bruno, após promover uma alteraçÃo no seu estatuto, criou as vice-presidências regionais e iniciou esse processo de interiorizaçÃo que estamos vivendo hoje, promovendo a aproximaçÃo efetiva com os nossos 68 sindicatos afiliados. E este encontro de hoje é a prova de que a interiorizaçÃo da Fecomércio é um processo permanente”, afirmou Spagnoli.

Participaram também do encontro em Concórdia o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de AragÃo Júnior, o gerente do Senac de Concórdia, Rubens Mascelani, a diretora do Sesc no município, Ketiny Karen Variza, o presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Mauro Mendes, além de secretários municipais, empresários e dirigentes de entidades empresarias.

deixe seu comentário