A Comissão de Gestão de Riscos Psicossociais do Município de Palmitos realizou, na última quarta-feira (8 de julho), às 8h30, uma reunião na sala de encontros da Secretaria de Educação para apresentar os resultados do primeiro diagnóstico psicossocial do funcionalismo público local.
A atividade baseia-se em uma pesquisa interna e anônima conduzida por psicóloga de empresa especializada em segurança e medicina do trabalho contratada pelo município. O objetivo central é mapear e gerenciar fatores que afetam a saúde mental dos servidores, em conformidade com as exigências da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego.
A iniciativa dá andamento às diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 500/2026, assinada pela Prefeita em 22 de junho de 2026. O ato oficial instituiu formalmente o grupo de trabalho com a finalidade de estudar, propor e acompanhar ações voltadas à identificação e mitigação de riscos ocupacionais na administração pública pelo prazo inicial de 12 meses.
Durante o encontro, os dados coletados junto ao funcionalismo foram expostos detalhadamente. A partir dessa consolidação, a assessoria técnica prestará suporte aos gestores de cada pasta municipal para a interpretação dos indicadores coletados.
O diagnóstico servirá como subsídio técnico para que a comissão – que conta com representantes de todas as secretarias municipais, recursos humanos, setor jurídico, controle interno e equipe de psicologia – elabore planos de ação preventivos e corretivos.
A implementação da gestão de riscos psicossociais faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura de Palmitos focado na modernização da gestão de pessoas. De acordo com a administração municipal, o monitoramento do ambiente organizacional visa reduzir os índices de absenteísmo e os afastamentos por adoecimento ocupacional.
A meta institucional é assegurar um ambiente de trabalho equilibrado para os servidores para, consequentemente, qualificar o atendimento e a prestação dos serviços públicos essenciais direcionados à comunidade.
Nas próximas semanas, o município dará continuidade ao cronograma de atividades internas com a divulgação de treinamentos específicos voltados aos gestores públicos.
Fonte / Foto: ASCOM – Município de Palmitos
A atividade baseia-se em uma pesquisa interna e anônima conduzida por psicóloga de empresa especializada em segurança e medicina do trabalho contratada pelo município
deixe seu comentário