Em reunião realizada nesta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, os prefeitos dos sete municípios aprovaram a criação de um Consórcio Público Regional. A intenção é fortalecer a região com ações conjuntas. A decisão foi tomada após um amplo debate que vem ocorrendo desde o início do ano nas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de São Miguel do Oeste.
A ideia surgiu quando o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, levantou a sugestão durante um dos encontros do CDR. “Precisamos nos unir, pois as soluções se tornam mais simples quando pensamos em região”, afirma Trevisan.
A Secretaria Regional irá coordenar o processo por meio da Assessoria Jurídica. O próximo passo é criar o protocolo de intenções para ser firmado pelos municípios. Em seguida, serão criadas as leis e encaminhadas pelo executivo para as Cãmaras de Vereadores.
O secretário Regional, Volmir Giumbelli, destaca a importãncia do momento. “É muito bom vermos os municípios pensando regionalmente. Dessa forma, o crescimento da região será beneficiado”, afirma. Ele lembra que no decorrer do ano, foram realizadas explanações sobre o assunto, mostrando as vantagens e dificuldades de um Consórcio.
“Recebemos os integrantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) que falaram sobre suas experiências e também tivemos esclarecimentos jurídicos sobre os consórcios públicos. Essas informações auxiliaram os municípios na decisão de firmar esta ação que promete facilitar o desenvolvimento regional”, declara Giumbelli.
deixe seu comentário